"É altura de resgatar para as salas de cinema essa obra extraordinária", justifica a produtora a propósito de um ciclo dedicado àquele cineasta, a partir do dia 24 no cinema Nimas, em Lisboa, e a partir de 01 de maio no Teatro Campo Alegre, no Porto.
O ciclo "revisita toda a obra de José Álvaro Morais, agora nas novas cópias digitais restauradas", nomeadamente 'O Bobo', apresentado como "um dos títulos maiores do cinema português", que "traça um amplo retrato geracional".
'O Bobo', protagonizado por Fernando Heitor e Paula Guedes, começou a ser rodado em 1979, mas só conseguiu estrear-se em sala em 1991, quatro anos depois de ter recebido o Leopardo de Ouro, o prémio máximo do Festival de Cinema de Locarno (Suíça).
A versão restaurada deste filme, "mítico e fundacional", também já foi mostrada em janeiro passado no festival de Roterdão, nos Países Baixos, com a presença do ator Fernando Heitor.
Em relação a este filme, o primeiro de ficção de José Álvaro Morais, estão previstas ainda sessões no Cineclube de Faro, Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, no Theatro Circo, em Braga, e no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.
Nos cinemas vão estar ainda o documentário 'Ma femme chamada bicho' (1976), sobre os artistas Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes, 'Zéfiro' (1993), e os filmes 'Peixe Lua' (2000) e 'Quaresma' (2003), ambos protagonizados por Beatriz Batarda.
As sessões em Lisboa vão contar com conversas sobre a obra de José Álvaro Morais, com a participação, entre outros, dos atores Fernando Heitor, Paula Guedes e Luís Lucas, do produtor Paulo Branco e do realizador Miguel Gomes.
Leia Também: Teatro Tivoli em Lisboa integrado em lista de tesouros do cinema europeu