Desde a fundação, em 07 de junho de 1914, então como Sport Clube Académico, até aos dias de hoje, como Académico de Viseu Futebol Clube, designação que assumiu em 2006, são contadas muitas histórias dos craques da bola aos treinadores, alguns dos quais o fazem na primeira pessoa, dos adeptos aos golos decisivos, das subidas de divisão às maiores goleadas.
Para o presidente da SAD do clube que joga na II Liga portuguesa de futebol, Mariano Maroto Lopez, "era a peça que faltava" neste ano em que se celebra os 110 anos do Académico de Viseu, depois de outros momentos marcantes, como "a inauguração do Museu, a exposição e o arraial beirão que juntou a família academista", destacou.
"Já escrevi muitos livros, mas este foi o que menos trabalho me deu, tanto o material que dispunha", confessou Rui Miguel Tovar, relevando a colaboração de João Nunes, João Monteiro e José Carlos Ferreira, criadores em 2006 do blog A Magia do Futebol, inteiramente dedicado a factos e histórias do Académico de Viseu.
"Este livro não é apenas uma coletânea de factos históricos, é sim um tributo à resiliência, à paixão e ao orgulho que caracterizam o Académico", destacam os três indefetíveis adeptos do clube beirão, não escondendo a felicidade por verem "um sonho tornado realidade", frisou José Carlos Ferreira.
É também uma obra que para o autor teve a particularidade de lhe enriquecer as memórias do pai, o jornalista Rui Tovar, que no Regimento de Infantaria 14 de Viseu cumpriu o serviço militar, "que partilhou com o Eduardinho e o João Basto", duas das velhas glórias do clube, com quem o autor teve a oportunidade de recolher testemunhos, alguns dos quais ligados a momentos marcantes da história do Académico, como as quatro participações que teve na então I Divisão Nacional de Futebol.
São perto de duas centenas de páginas recheadas de histórias, mas também de factos, como saber-se que o maior goleador da história do Académico de Viseu foi Ramiro Jesus, com 120 golos, ou que João Basto ainda hoje detém o recorde de 353 jogos a envergar a camisola do clube.
Desde 13 de agosto de 2021, a SAD do Académico de Viseu passou para as mãos da HOBRA GmbH, empresa alemã especializada em investimentos desportivos, que assume querer, em breve, escrever uma nova página na história do clube, que passa por levar o emblema beirão até à I Liga portuguesa de futebol.