Tomas Vaclík evitou goleada das antigas no voo da águia para a liderança

As notas do Benfica-Boavista, que valeu uma mudança (provisória) no topo da tabela classificativa.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
23/02/2025 07:14 ‧ há 6 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Os extremos tocaram-se no Estádio da Luz na tarde de sábado e houve motivos de festa para os adeptos do Benfica. O clube da Luz somou a quarta vitória seguida no campeonato, vencendo de forma descansada na receção ao Boavista, por 3-0.

 

Um triunfo que ficou fechado apenas na segunda parte e que permitiu ao Benfica passar a noite na liderança, colocando pressão sobre o campeão Sporting que este domingo joga na Vila das Aves.

No Estádio da Luz, a formação orientada por Bruno Lage, que poupou alguns dos titulares talvez tendo em vista o jogo de quarta-feira da Taça de Portugal diante do Sporting de Braga, adiantou-se no marcador aos 28 minutos com um golo de estreia do internacional italiano Andrea Belotti, que provou não ser uma aposta ao acaso dos encarnados no mercado de inverno. Mas já lá vamos.

Já no decorrer do segundo tempo, o grego Vangelis Pavlidis demonstrou estar num grande momento de forma e assinou o 2-0 aos 70 minutos, pouco tempo depois de ter saltado do banco de suplentes. Kokçu, aos 77 minutos e de penálti, fechou a contagem na Luz, ele que até teve direito a um momento de maior descontração com Lage no momento da saída. E houve até tempo para os jovens Nuno Félix e Diogo Prioste irem a jogo, este último a estrear-se pela equipa principal.

O Benfica tem agora um ponto de vantagem sobre o eterno rival, que visita este domingo o 'aflito' AVS, antepenúltimo classificado. O Boavista, que leva oito derrotas seguidas e continua afundado no último lugar da tabela a já oito pontos dos lugares de manutenção, atuou com menos uma unidade a partir dos 51 minutos por expulsão de Reisinho.

Mas vamos às notas desta partida

Figura

Se o Boavista não saiu do Estádio da Luz com uma derrota mais pesada muito se deve a Tomas Vaclík. Em estreia na baliza das panteras, o internacional checo fez mais de uma mão cheia defesas, algumas delas de elevado grau de dificuldade, que permitiram que os encarnados marcassem apenas três golos.

Surpresa

Andrea Belotti parece cada vez mais entrosado com os companheiros de equipa e realizou o melhor jogo desde que chegou ao Benfica em janeiro. Marcou um golo, atirou uma bola ao poste e só não marcou mais golos porque teve em Vaclík um sensacional opositor. O Boavista não lhe deu muitos espaços porque povoou muito a zona defensiva, mas conseguiu sempre ser uma dor de cabeça.

Desilusão

Numa altura em que o Boavista procura pontos para se manter na I Liga, é preciso ter muita cabeça e calma, algo que faltou a Miguel Reisinho. O médio não estava a realizar uma boa exibição e 'borrou' a pintura com a entrada imprudente sobre Orkun Kokçu.

Treinadores

Bruno Lage

Surpreendeu no onze inicial com várias mexidas e em todos os setores, mas alcançou o que mais queria que era a vitória e descansar alguns dos principais titulares para o duelo com o Sporting de Braga na quarta-feira. Ainda que a exibição tenha estado longe de encher o olho, o treinador encarnado não se pode queixar de falta de tentativas para chegar a um resultado ainda mais volumoso. No encontro frente às panteras, as águias igualaram o recorde de remates à baliza num jogo da presente edição da I Liga (14).

Lito Vidigal

Para uma equipa que está na luta para deixar o último lugar da tabela, esperava-se que o Boavista fosse à Luz fazer mais do que um jogo centrado no setor defensivo. É certo que do outro lado não estava um adversário fácil, mas as panteras terminaram a partida com dois remates à baliza de Samuel Soares. Algo curto para quem quer terminar com a série de oito jogos seguidos sem vencer no campeonato.

Arbitragem

José Bessa teve um trabalho globalmente positivo. Decidiu bem no vermelho direto a Miguel Reisinho, mas ficam algumas dúvidas no lance do primeiro golo do Benfica. 

Leia Também: Afinal, ele não é 'Belhoti'. Benfica vence e coloca pressão no Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nova polémica do futebol inglês envolve Guardiola, Carragher e jornalista

Inglaterra

Nova polémica do futebol inglês envolve Guardiola, Carragher e jornalista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2353
2Sporting2252
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2238
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2326
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas