Andebolistas lusas prometem "garra" em busca de inédito Mundial

As andebolistas Carmen Figueiredo e Patrícia Rodrigues prometem motivação, confiança e garra para a seleção portuguesa lutar de "igual para igual" no play-off do Mundial de 2025 com a congénere do Montenegro, em busca de uma qualificação inédita.

Notícia

© Reprodução /SL Benfica

Lusa
07/04/2025 09:00 ‧ há 4 dias por Lusa

Desporto

Andebol

Presente por duas vezes no Europeu, nas edições de 2008 e de 2024, a equipa das 'quinas' almeja garantir a estreia em campeonatos do Mundo nos encontros agendados para quarta-feira, às 19:00, em Fafe, e para domingo, em Podgorica, apesar de ter a consciência de que serão "muito duros".

 

"Estou sempre motivada para ir à seleção. É um orgulho representar Portugal ao mais alto nível. Quanto a Montenegro, temos tudo para alcançar esse resultado que queremos obter. Vamos ter de nos esforçar muito. Vão ser muito duros estes dois jogos, mas, com confiança e garra, vamos conseguir", prometeu Carmen Figueiredo, durante o estágio que decorre em Guimarães.

De regresso à convocatória do selecionador José António Silva após uma entorse no tornozelo direito a ter afastado do Europeu de 2024, a lateral esquerda de 20 anos assume o desejo de "fazer história", num play-off em que a paciência e as tomadas de decisão podem ser cruciais para contrariar o poderio físico da seleção balcânica.

Também atenta ao "poder físico" das montenegrinas, Patrícia Rodrigues vê a seleção lusa pronta para disputar a eliminatória "de igual para igual" com Montenegro, conjunto com "bastante experiência", recheado de jogadoras que disputam a Liga dos Campeões, principal competição europeia de clubes, e treinam "sempre a alto nível".

Autora de 212 golos em 59 internacionalizações, a ponta direita de 27 anos crê que a equipa das 'quinas' tem de concentrar o seu pensamento em cada um dos jogos, a começar pelo que se vai disputar em Fafe, em que espera contar com o apoio do público.

"Cada jogo é um jogo. Temos primeiro de nos focar no jogo de quarta-feira e desfrutar do jogo em casa. Peço também que esteja um pavilhão cheio, porque isso é uma grande ajuda para nós. Temos vindo a sentir cada vez mais apoio, e isso é fundamental. Vamos tentar em casa o melhor resultado possível. (...) Depois, logo se vê no Montenegro", refere.

Internacional portuguesa mais jovem de sempre, pela estreia em 06 de outubro de 2012, com 14 anos, a atleta do Benfica considera que o andebol luso apresenta "uma evolução bastante positiva" desde então, refletida, por exemplo, no Europeu de 2024, experiência que permite à seleção "continuar a crescer" e ser vista "com outros olhos".

"A ida ao Europeu já não acontecia há muitos anos. Isto também se deve ao facto de muitas jogadoras jogarem lá fora, o que nos traz outra experiência. Também em Portugal, alguns clubes estão a apostar no feminino, o que é bom. Isso traz frutos para crescer enquanto seleção e ter mais experiência", observa.

Jogadora do Elche desde o início da temporada, Carmen Figueiredo acredita que a passagem por Espanha vai fazer "muito bem" à sua carreira a longo prazo e enaltece a mistura de juventude e experiência na convocatória para o play-off, a seu ver um contributo para a seleção crescer.

A Alemanha e os Países Baixos vão organizar o Mundial entre 26 de novembro e 14 de dezembro, com 32 seleções, 17 delas europeias.

As 11 equipas vencedoras no play-off europeu de acesso ao Mundial de 2025 juntam-se às seis seleções da Federação Europeia de Andebol já qualificadas: a campeã do mundo de 2023, França, as três primeiras classificadas do Europeu de 2024, Noruega, Dinamarca e Hungria, e as duas anfitriãs.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trubin sobre a condução em Portugal: "Saber prever o futuro"

Benfica

Trubin sobre a condução em Portugal: "Saber prever o futuro"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2868
2Sporting2866
3Sp. Braga2857
4FC Porto2856
5Santa Clara2846
6Vitória SC2845
7Famalicão2840
8Casa Pia2840
9Estoril2839
10Moreirense2835
11Rio Ave2829
12Arouca2829
13C.D. Nacional2829
14Gil Vicente2826
15Estrela2826
16AVS2823
17Farense2818
18Boavista2818
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Inster, o Hyundai elétrico mais acessível, já está disponível em Portugal

Hyundai

Inster, o Hyundai elétrico mais acessível, já está disponível em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas