'Rodrigo Mora, what else'. Momentos de magia alimentam sonho do FC Porto

As notas do FC Porto-Famalicão, que permitiu aos dragões subirem de forma provisória ao terceiro lugar do campeonato.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
19/04/2025 07:50 ‧ há 8 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

É caso para dizer que o FC Porto, com Rodrigo Mora, arrisca-se mesmo a estar sempre mais perto de vencer. Foi à boleia de uma exibição de luxo deste que é um jovem prodígio do futebol português que os portistas subiram na sexta-feira, à condição, ao terceiro lugar da I Liga, com a vitória na receção ao Famalicão, por 2-1, em jogo da 30.ª jornada

 

Em dia de Sexta-Feira Santa, os adeptos portistas que foram até ao Estádio do Dragão puderam saborear dois 'grandes folares' cozinhados por Rodrigo Mora. E acompanhados por um café, que mais podia ser, para não ficarem encravados na garganta.

A tarde de espetáculo de Mora começou ao minuto 20. Rodeado por vários adversários, o criativo repetiu simulações até encontrar espaço para um remate que desviou num defesa contrário e traiu Carevic. Mas a magia repetir-se-ia na segunda metade.

Endiabrado, Rodrigo Mora recuperou uma bola perdida à entrada da área contrária. O resto? Foi pura magia. O camisola 86 do FC Porto ajeitou, puxou para o pé esquerdo e rematou em arco para o seu oitavo golo no campeonato. Seria substituído ao minuto 77 para a ovação.

Numa fase em que o jogo estava bem mais equilibrado, embora sem grandes lances junto das balizas, um cruzamento-remate de Pedro Bondo, aos 82 minutos, acrescentou emoção aos últimos minutos. Ainda assim, o FC Porto conseguiu controlar o ímpeto final dos minhotos e segurar um merecido triunfo.

O FC Porto está, assim, de forma provisória no terceiro lugar com 62 pontos, e fica à espera do que fará já este sábado o Sporting de Braga, agora quarto, com 60, na visita ao Estoril Praia, confortável no nono posto, com 39.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Rodrigo Mora disse depois da partida que não está a conduzir a equipa sozinho, ele que ainda nem tem carta de condução, mas a verdade é que a sua influência diz o oposto. No Dragão, dois momentos de magia resolveram a favor dos azuis e brancos, tal como já tinha tido influência fundamental no triunfo com o Casa Pia. Fez o seu primeiro bis pela equipa principal e teve uma merecida ovação.

Surpresa

A história do Famalicão no encontro podia ter sido outra se Pedro Bondo tivesse entrado mais cedo. Lançado ao minuto 63, o internacional angolano foi o jogador mais perigoso dos famalicenses desde que entrou em campo. Ao minuto 82, e na tentativa de cruzar para a área, surpreendeu Diogo Costa e marcou um belo golo.

Desilusão

Péssima exibição de Gonçalo Borges. Foi lançado por Anselmi ao minuto 76, para render o brilhante Rodrigo Mora, mas não correspondeu ao que tinha sido a exibição do colega de equipa. Esteve menos de 20 minutos em campo e recebeu um cartão vermelho no minuto 94, depois de uma entrada fora de tempo.

Treinadores

Martín Anselmi

Apostou na mesma equipa que tinha vencido o Casa Pia e recolheu frutos, muito por conta da exibição brilhante de Rodrigo Mora. A equipa parece cada vez mais entrosa com as ideias táticas do argentino, mas continuam a existir momentos de algum desligamento. A reta final ficou marcada por alguns erros que poderiam ter saído caro.

Hugo Oliveira

É verdade que o Famalicão saiu do Dragão com uma derrota, mas terminou o encontro com a sensação de que poderia ter alcançado o empate. Os minhotos protagonizaram uma boa exibição nos instantes finais, mas não foi suficiente para evitar o desaire. Mas a crença dos famalicenses vai trazer-lhes, certamente, mais alegrias no futuro.

Arbitragem

Trabalho muito positivo de Miguel Nogueira ao longo do encontro, sem influenciar o resultado final. A expulsão de Gonçalo Borges parece acertada.

Leia Também: 'Oh, oh, oh It's magic of Mora'. FC Porto vence Famalicão e agarra pódio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

José Mourinho

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica2969
3FC Porto3062
4Sp. Braga2960
5Vitória SC2948
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Lamborghini

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas