FC Porto já 'Mora' no pódio e 'atormenta' vida de uma pantera aflita

As notas do Boavista-FC Porto, que praticamente carimbou o terceiro lugar para os dragões.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
12/05/2025 07:09 ‧ há 4 horas por Miguel Simões

Desporto

Análise

O FC Porto não vacilou na missão de ficar sozinho no terceiro lugar da I Liga, este domingo, ao derrotar o Boavista (1-2), no Estádio do Bessa, deixando os rivais da cidade Invicta com pressões distintas à entrada para a última jornada da I Liga.

 

Um golpe de magia de Rodrigo Mora (20') e um golo atribuído a Iván Marcano (25'), por vir de um remate de Nehuén Pérez, deixaram a equipa de Martín Anselmi a sorrir, até que um lance caricato permitiu aos axadrezados reentrar na partida, através do penálti convertido por Miguel Reisinho (33').

A segunda parte pouco teve para contar e, apesar da expulsão de Nehuén Pérez (82'), os dragões conseguiram carimbar a conquista dos três pontos, deixando as panteras no último lugar, à beira do abismo.

Já há data e hora para os jogos da última jornada da I Liga

Já há data e hora para os jogos da última jornada da I Liga

Sete encontros vão ser disputados pelas 18 horas do próximo sábado.

Notícias ao Minuto | 23:21 - 11/05/2025

Com este resultado, o FC Porto passa a somar 68 pontos no terceiro lugar (praticamente garantido), com mais três do que o Sporting de Braga, que está obrigado a golear o Benfica por números impensáveis, além de esperar uma derrota dos dragões diante do Nacional - a diferença de golos é de... sete. Já o Boavista entra na derradeira ronda, com 24 pontos, a três do AVS e do Farense, 'espreitando' agora apenas a vaga de playoff.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Não há como ser de outra forma. Rodrigo Mora voltou a dar 'show' com a camisola do FC Porto e tudo começou com o golo magistral que permitiu desbloquear o nulo. A pérola da formação azul e branca, que completou recentemente 18 anos, 'bailou' à entrada da grande área e colocou a bola onde quis, tendo ainda ameaçado marcar noutros lances de perigo.

Surpresa

Stephen Eustáquio voltou a jogar no miolo dos dragões, à semelhança do que tinha acontecido no último encontro, mas desta vez em dupla com Alan Varela. O médio canadiano acertou grande parte dos passes e sorriu em vários duelos, tendo-se revelado crucial para travar as investidas ofensivas do Boavista, sobretudo no segundo tempo.

Desilusão

Osman Kakay acabou o jogo expulso, mas não foi por aí que passou a ser considerado um dos destaques negativos do dérbi. O defesa-direito voltou a merecer a confiança de Stuart Baxter para ser titular, mas 'pecou' em alguns lances no seu corredor e esteve ainda longe de corresponder na missão ofensiva, sem registo de cruzamentos para a área de grande relevância.

Treinadores

Stuart Baxter trocou apenas Marco van Ginkel por Miguel Reisinho e até viu a sua equipa conseguir aguentar o nulo nos primeiros minutos, porém, quando apareceu o primeiro, veio o segundo logo a seguir. Apesar da resposta quase imediata (e das alterações no segundo tempo), o Boavista não se apresentou ao nível mais desejado para contrariar o rumo dos acontecimentos.

Martín Anselmi voltou a mexer no onze, com os regressos de Diogo Costa e Alan Varela, a 'sentar' Cláudio Ramos e Pepê, respetivamente, pelo que Fábio Vieira assumiu outras funções. Com Eustáquio a médio, o FC Porto superiorizou-se no primeiro tempo e festejou em dose dupla, seguindo-se substituições estratégicas na segunda metade, nomeadamente quando lançou Otávio para render o expulso Nehuén Pérez.

Árbitro

Cláudio Pereira protagonizou uma arbitragem segura e, embora o lance de grande penalidade a favor do Boavista seja algo caricato, não tremeu na hora de tomar decisões mais complexas. Para além disso, o árbitro da AF Porto acabou por não recorrer ao VAR no dérbi da cidade Invicta.

Leia Também: FC Porto faz 'xeque-mate' no tabuleiro do Bessa e agarra-se ao pódio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após se oferecer ao Barcelona 'proscrito' de Amorim comenta foto de Yamal

Mercado de Transferências

Após se oferecer ao Barcelona 'proscrito' de Amorim comenta foto de Yamal

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas