Afinal, vale a pena pedir reavaliação de imóveis para pagar menos IMI?

Para pedir a reavaliação do valor de imóveis junto das Finanças, terá até dia 31 de dezembro.

Notícia

© ODD ANDERSEN/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
24/11/2024 14:01 ‧ há 10 horas por Notícias ao Minuto

Economia

IMI

Até dia 30 de novembro, os proprietários têm de pagar a prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Mas, será que vale a pena pedir a reavaliação dos imóveis para este reduzir o valor deste imposto? Fique a par.

 

Segundo alerta a DECO PROteste, antes de pedir a reavaliação, "o proprietário deve sempre simular e perceber se é vantajoso" e, desde de 2022, mais de 1,7 milhões de euros de poupança em IMI foram calculados no simulador Pague Menos IMI.

Os municípios do Seixal, Coimbra, Cascais, Vila Franca de Xira, Sesimbra, Mafra, Almada, Maia, Palmela e Gondomar foram os "com maior potencial de poupança identificado pelo simulador". 

Em comunicado, a DECO PROteste assegurou que "continua a apelar junto do Governo e dos grupos parlamentares por mais justiça fiscal" e que "o limite de isenção para habitação própria e permanente possa ser atualizado de 125 mil euros para 150 mil euros, refletindo a realidade do mercado imobiliário e da evolução de preços".

Na nota, Soraia Leite, responsável pelas Relações Institucionais da DECO PROteste, considerou ser uma "injustiça" o limite estar congelado em 125 mil euros desde 2012, enquanto o Valor Patrimonial Tributário (VPT) é atualizado trienalmente.

"A discrepância penaliza as famílias, especialmente num contexto de inflação galopante e aumento generalizado do custo de vida", lamentou.

Até 30 de novembro, terá de ser feito o pagamento da segunda prestação para IMI entre 100 e 500 euros e a terceira para IMI superior a 500 euros.

Para pedir a reavaliação do valor de imóveis junto das Finanças, terá até dia 31 de dezembro.

Leia Também: Maia desce taxa de IMI e mantém valores cobrados em sede de IRS e Derrama

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas