Esta sexta-feira, 29 de novembro, é a última sexta-feira do mês de novembro e, por isso, realiza-se a Black Friday, um dia de promoções em várias lojas que serve para assinalar o início da temporada de compras natalícias.
De acordo com um estudo da DECO PROteste, "prevê-se que 71% dos portugueses aproveite esta data para fazer alguma compra". No entanto, é preciso ter atenção para "evitar compras desnecessárias ou supérfluas" e "promoções enganosas", de forma a "tirar o melhor partido de compras conscientes e vantajosas".
Fique a par das dicas da DECO PROteste:
- Não comprar por impulso. Os consumidores devem planear as compras e definir um orçamento para evitar gastos excessivos em produtos que não são necessários;
- Desconfiar de "super", "mega", "hiper" promoções: Expressões como estas podem ser apelativas, mas nem sempre correspondem a descontos reais;
- Comparar preços: Para comparar os preços, existem plataformas para garantir o melhor negócio possível.
- Verificar a legalidade da promoção: A lei obriga a que o desconto seja aplicado sobre o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores ao início da promoção. Certificar-se de que o preço anterior e o preço promocional estão claramente visíveis. Desconfiar se não encontrar esta informação.
Leia Também: Black Friday. Metade dos portugueses prefere comprar em lojas físicas