Os resultados da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,31%, o tecnológico Nasdaq caiu 2,04% e o alargado S&P500 perdeu 1,12%.
Wall Street está "em baixa (...), pela continuação das inquietações sobre as taxas alfandegárias e o seu impacto na economia", comentou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities, em declarações à AFP.
A praça bolsista caiu depois de a Casa Branca avançar ao início da tarde que Donald Trump ia anunciar a sua entrada em vigor ao início da noite.
Trump nunca escondeu a sua vontade de impor taxas alfandegárias aos veículos importados pelos EUA.
Os construtores automóveis já estão preocupados pelas taxas alfandegárias sobre o alumínio e o aço, em vigor desde meados de março.
O anúncio das taxas sobre o setor automóvel fez baixar as cotações destes constritores, como a General Motors (-3,12%), a Tesla (-5,58%) e a Stellantis (-3,55%).
Os investidores estão agora na expectativa à espera de 02 de abril, quando devem começar a vigorar as designadas taxas alfandegárias 'recíprocas'.
Mas, depois de no fim de semana terem saído notícias que indicam que estas taxas devem ser parciais e não totais, agora "todos esperam para ver quais serão as taxas recíprocas em 02 de abril. Há um arrastar deste clima de inquietação", disse Cardillo.
Leia Também: Bolsa em Wall Street segue mista pouco após o início da sessão