Angels Way escolhe três startups portuguesas com projetos assentes em IA

O Angels Way, o primeiro fundo de investimento gerido em comunidade e regulado pela CMVM, escolheu hoje as primeiras três 'startups' Medgical, Granter AI e Doko AI, projetos portugueses assentes em inteligência artificial (IA).

Notícia

© Shutterstock

Lusa
10/04/2025 20:45 ‧ há 2 semanas por Lusa

Economia

Angels Way

"A aposta dos 436 pequenos investidores reunidos neste coletivo inovador recaiu sobre três novos projetos portugueses baseados em inteligência artificial que estão a criar soluções com impacto real na produtividade", lê-se no comunicado.

 

Lançado pela Olisipo Way, o fundo começou a operar no início deste ano, e os investidores participam ativamente na identificação, análise, decisão e acompanhamento dos projetos investidos.

"É uma experiência de democratização do investimento única em Portugal e --- eventualmente --- no mundo", de acordo com o mesmo.

Quanto aos projetos, a 'startup' Medgical criou uma solução de IA que está a desburocratizar a medicina, a Granter AÍ recorre à inteligência artificial para democratizar o acesso das PME a fundos europeus, e a Dojo AI usa a mesma tecnologia para pôr à disposição de qualquer empresa instrumentos de marketing avançado que apenas estavam ao alcance de grandes equipas e orçamentos.

"A inteligência artificial está a revolucionar a nossa sociedade, mas por si só é apenas uma tecnologia. O verdadeiro impacto acontece quando empreendedores transformam essa tecnologia em produtos úteis, capazes de gerar eficiência real para pessoas e empresas", afirma Tocha, 'executive partner' da Olisipo Way, citado em comunicado.

O Angels Way é totalmente dedicado "a 'startups' nacionais em fase inicial e procura dar resposta à crescente carência de investimento 'pre-seed'", sendo que o 'ticket' mínimo para participar no fundo "foi de apenas 1.200 euros, permitindo assim reunir uma comunidade alargada de pequenos investidores, empenhada em identificar e apoiar as melhores startups em fase inicial em Portugal".

Em pouco mais de três meses, esta comunidade "selecionou, analisou, discutiu e votou mais de quatro dezenas de candidaturas" e o objetivo "é investir um milhão de euros em 20 'startups' portuguesas com impacto tecnológico".

Leia Também: Inteligência Artificial acelera a procura de mundos habitáveis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas