Foi aprovada uma resolução "que designa Rui Nuno Baleiras e Paula Vaz Freire para vice-presidente e vogal da ASF, respetivamente", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
Esta decisão foi tomada na sequência da audição da Assembleia da República e do parecer positivo da CReSAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.
No final do ano passado, foi anunciada a escolha do então presidente da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) para vice-presidente da ASF.
Já em 27 de março, o Governo disse estar a avaliar se podia concretizar a sua nomeação dentro dos poderes em gestão.
"Estamos a fazer as verificações para assegurar que há um cabimento inequívoco dentro dos poderes de um Governo de gestão", indicou, na altura, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
Paula Vaz Freire, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), vai para o lugar do administrador Manuel Caldeira Cabral, que terminou o mandato no final de 2024.
O ministro admitiu a existência de cabimento para a nomeação ser feita mesmo em gestão, recordando que o processo começou antes de o Governo ter sido demitido pelo chumbo da moção de confiança.
Leia Também: Este é o pacote do Governo para apoiar empresas (em resposta às tarifas)