Banco Mundial anuncia relançamento da ajuda à Síria

O Banco Mundial (BM) anunciou hoje o relançamento dos programas de ajuda à Síria, depois do pagamento pela Arábia Saudita e pelo Qatar de de 15,4 milhões de dólares, um remanescente da dívida do país.

Notícia

© OMAR HAJ KADOUR/AFP via Getty Images

Lusa
16/05/2025 20:46 ‧ ontem por Lusa

Economia

Síria

Em comunicado, detalhou que o primeiro programa considerado respeita ao acesso à eletricidade e avançou que prevê aumentar "progressivamente" a ajuda ao governo sírio, "para responder às necessidades urgentes e investir no desenvolvimento a longo prazo".

 

O envolvimento da instituição baseada em Washington deve "ajudar a estabilizar o país e a região. Precisa de um ambiente que permita ao setor privado investidor e criar empregos e do crescimento, para oferecer um futuro melhor ao povo sírio".

O anúncio do BM é feito quando Donald Trump regressa de uma viagem à península arábica, durante a qual anunciou o levantamento das sanções dos EUA à Síria e se reuniu com o novo presidente sírio, Ahmad al-Chareh, conversa que "correu muito bem", como disse.

Trump causou surpresa na terça-feira, quando anunciou que ia ordenar o fim das sanções" à Síria, para lhe dar "uma chance de grandeza".

O país está sob sanções internacionais desde 1979, reforçadas depois da repressão por Bachar al-Assad das manifestações pró-democracia em 2011.

A guerra na Síria, desencadeada em 2011, causou mais de 500 mil mortos, milhões de deslocados e refugiados e devastou o país, que está dividido em várias zonas de influência.

Leia Também: Fim de sanções à Síria é decisão "histórica e corajosa" de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas