É a 1.ª vez em 5 meses: Atividade económica na zona euro desce

A atividade económica na zona euro caiu em maio pela primeira vez em cinco meses, afetada pela queda das novas encomendas e pela redução da atividade empresarial concentrada no setor dos serviços, foi hoje anunciado.

Notícia

© Lusa

Lusa
22/05/2025 11:29 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

atividade

 

 

O índice PMI HCOB da atividade total da zona euro, compilado pela S&P Global e publicado hoje, situou-se em 49,5 pontos em maio, contra 50,4 pontos em abril, caindo abaixo do limiar de 50 pontos para a expansão da atividade.

A criação de emprego está a abrandar em maio, pondo fim a um breve período de expansão nos dois meses anteriores, uma vez que o ligeiro crescimento no setor dos serviços é compensado por declínios na indústria transformadora.

A atividade total na Alemanha diminui pela primeira vez em 2025, juntando-se à tendência da França, que registou uma contração pelo nono mês consecutivo.

Embora este mês quebre a dinâmica de crescimento dos últimos meses, as novas encomendas estão em queda há um ano, uma tendência que se acentuou em maio no setor dos serviços.

Em termos de preços, enquanto os custos dos fatores de produção no setor da indústria transformadora caíram pelo segundo mês consecutivo, o setor dos serviços voltou a registar aumentos ligeiramente superiores aos de abril.

No entanto, a inflação dos preços de venda abrandou para um mínimo de sete meses, uma vez que as tarifas mais elevadas cobradas pelos serviços foram compensadas pela queda dos preços na indústria.

O economista-chefe do HCOB, Cyrus de la Rubia, refere no relatório que "os esforços para se antecipar às tarifas podem explicar em parte o fato de o setor da indústria transformadora se ter aguentado um pouco melhor recentemente".

"Como os preços da energia caíram, é provável que o aumento dos salários seja o principal fator de aumento dos custos. Ainda assim, parece provável que o Banco Central Europeu (BCE) continue com cortes cautelosos nas taxas de juro, especialmente porque os preços de compra no setor industrial estão em declínio", explica De la Rubia.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas