Os quatro parques, localizados em diferentes regiões da Polónia, têm uma capacidade de produção instalada de 33,2 megawatts (MW) e, segundo adianta a Greenvolt em comunicado, encontram-se em diferentes estágios de desenvolvimento.
Deste portfólio de parques que vão ser vendidos, consta o parque de Skibno (localizado no noroeste do país), que se já se encontra em operação, e conta com uma capacidade instalada de 10 MW.
"Em fase de construção, com datas de entrada em operação previstas para 2026, encontram-se três projetos equipados com turbinas Vestas V110, uma das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado", refere o comunicado, especificando que o parque Zaklików (localizado na região da Subcarpácia), tem uma capacidade instalada de 10 MW.
Por sua vez, os parques Nowe Miasto Lucawskie e Jablonowo Pomorskie (ambos no norte do país), têm uma capacidade de produção de 6,6 MW cada.
Citado no comunicado, João Manso Neto, presidente executivo da Greenvolt, refere que a alienação deste portefólio de quatro parques eólicos confirma a capacidade da Greenvolt na execução e entrega de ativos de energia de grande escala, e também na sua capacidade de os valorizar e vender.
João Manso Neto lembra ainda que em abril, a empresa já tinha anunciado a conclusão de duas transações que totalizaram 250 milhões de euros, o que concretiza a "parte da estratégia do Grupo que inclui a venda deste tipo de projetos em diferentes fases de implementação".
O gestor referia-se à conclusão da venda, em abril, do projeto híbrido de Sompolno e do parque eólico de Pelplin, este último alienado à mesma entidade que adquire agora este mais recente portefólio, a Enea Nowa Energia, com estas duas transações a resultarem numa entrada de capital de cerca de 250 milhões de euros.
No segmento de projetos de grande escala, o Grupo Greenvolt tem um portfólio de 13,2 gigawatts (GW) em 18 países, prosseguindo uma estratégia de rotação de ativos através da alienação de 70-80% dos mesmos.
Na Polónia, onde a produtora de energia opera há cerca de 18 anos através da agora designada Greenvolt Power, o portfólio inclui 731 MW de energia eólica, 1.878 MW de energia solar e 2.712 MW de armazenamento de energia.
Leia Também: Greenvolt vende parque eólico na Polónia ao Grupo Enea por 174 milhões