Colesterol hereditário com os dias contados. Há novo fármaco promissor

A farmacêutica norte-americana Eli Lilly desenvolveu um medicamento que demonstrou eficácia no combate à hipercolesterolemia familiar.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
20/11/2024 10:08 ‧ 20/11/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Colesterol

Após 12 semanas de tratamento, um novo medicamento desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly mostrou-se capaz de reduzir em até 85,8% os níveis de hipercolesterolemia familiar (ou colesterol hereditário), uma doença que se transmite de pais para filhos. Os resultados, relativos à segunda fase de testes clínicos, foram apresentados durante o encontro anual da Associação Americana do Coração, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, e divulgados na revista científica JAMA Network.

 

O muvalaplin é um inibidor da lipoproteína (a), ou Lp(a), uma molécula composta por colesterol LDL - o 'mau' colesterol - combinado com uma proteína designada 'a'. Em excesso no sangue, esta substância  está associada a um maior risco de doenças cardíacas, como a aterosclerose, condição que ocorre quando existe uma acumulação de depósitos de gordura, conhecidos como placas 'endurecidas', nas paredes das artérias.

O muvalaplin foi testado em três doses (10 mg, 60 mg e 240 mg) em 233 voluntários de 43 centros de pesquisa mundiais, entre dezembro de 2022 e novembro de 2023. Em três meses de tratamento, a dose de 10 mg diminiu em 47,6% os níveis de Lp(a). As doses de 60 mg e 240 mg reduzirem os níveis em 81,7% e 85,8%, respetivamente.

Além da eficácia, o tratamento mostrou-se seguro. No entanto, os investigadores consideram que são necessários mais estudos.

Leia Também: O fruto exótico que ajuda a reduzir o risco de doenças do coração

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade)  e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas