É impossível negar que a maioria das pessoas passa os seus dias sentada no escritório. Trata-se de algo muito prejudicial para a saúde e, segundo um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, existe uma forma simples de a contrariar.
Para o estudo, investigadores recrutaram 18 homens obesos ou com excesso de peso que foram divididos em grupos, cada um passava cerca de 8,5 horas sentados por dia.
Leia Também: 'Personal trainer' explica como pode queimar calorias em menos de nada
Entre os homens analisados, alguns não se levantavam de todo; outros faziam uma caminhada de 30 minutos por dia; muitos faziam caminhadas de três minutos a cada 45 minutos; e outros faziam cerca de 10 agachamentos a cada 45 minutos.
O objetivo do estudo era compreender os efeitos de pequenas sessões de exercício versus um treino mais longo e ver a diferença entre caminhadas e exercícios musculares, ou seja, agachamentos.
Tanto o grupo que fazia caminhadas, como o grupo que fazia agachamentos, registaram uma redução de 21% nos picos de açúcar no sangue, o dobro do grupo que não saía da cadeira. É, no entanto, importante referir que o grupo de pessoas que fazem agachamentos podem ainda colher os benefícios dos exercícios de resistência para a construção muscular.
Leia Também: Está a perder tempo (e suor) em vão quando faz este exercício, diz PT