O problema de saúde que poderá ter levado André Ventura a sentir-se mal

O líder do Chega teve de ser retirado do local onde estava a decorrer o comício. Foi levado para o hospital de Faro para ser observado.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/05/2025 23:40 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Esta terça-feira, o líder do Chega teve de ser retirado do palco de um comício após sentir-se mal. Ainda no Parque das Feiras e Exposições de Tavira, no Algarve, foi assistido, mas acabou por ser levado para o hospital de Faro para ser observado.

 

Segundo o médico Francisco Goiana da Silva, em declarações à SIC Notícias, tudo indica que poderá ter-se tratado de uma crise hipertensiva, ou seja, “a ocorrência de uma súbita e marcada elevação da pressão arterial”, como explica o 'website' da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Leia Também: Cardiologista partilha cinco formas de reduzir risco de ataque cardíaco 

"A sua gravidade relaciona-se sobretudo com a magnitude da elevação tensional e rapidez de instalação, e não tanto com o valor absoluto da tensão", continuam.

Explicam que pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial acabam por estar mais protegidas a estes aumentos súbitos da pressão arterial. 

"Em termos de valores absolutos, considera-se crise hipertensiva quando se verificam valores de pressão arterial sistólica superior a 180 mmHg ou pressão diastólica superior a 120 mmHg."

No caso de ter estes valores, deverá esperar uns minutos e voltar a medir a tensão. Por outro lado, existem casos em que é necessária uma ida ao hospital, como poderá ter acontecido com o líder do Chega.

No caso da chamada Emergência Hipertensiva, em que se verifica uma "subida tencional marcada" podem existir consequências como alterações no estado de consciência, perda transitória de visão, enfarte do miocárdio ou insuficiência cardíaca.

Leia Também: Sem ideias para snacks? O que um cardiologista diz ter sempre consigo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas