Do que se arrependem as pessoas antes de morrer? Estudo de Harvard revela

Esta é a conclusão de uma investigação com 80 anos.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
21/01/2025 15:27 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Estudo

Uma das questões que mais inquietava, há vários anos, os investigadores de Harvard, eram questões relacionadas com a morte.

 

Uma das perguntas a que procuravam dar resposta era a do que é que as pessoas mais se arrependem antes de morrer. Após mais de 80 anos de investigação, eis que surge a resposta.

Robert Waldinger, psiquiatra e professor da Escola de Medicina de Harvard, passou grande parte da sua vida a estudar a felicidade, tendo concluído que aquilo que mais completa as pessoas é sentirem-se saudáveis e rodeados de pessoas de bem. Isto, refere, como muito mais importante do que o sucesso no trabalho. A solidão e o stress são, por outro lado, aquilo que mais preocupa as pessoas.

Durante 80 anos de investigação, foram analisados mais de 2 mil homens e mulheres - avós, filhos e netos. O objetivo era saber o que os fazia felizes e do que se arrependiam às portas da morte, tendo sobre este último aspeto sido encontradas respostas muito interessantes.

Em relação aos homens, o estudo conclui que estes se arrependiam de ter passado mais tempo a trabalhar ao invés de estarem com a família. Já as mulheres, arrependiam-se de se terem preocupado demasiado com aquilo que os outros pensavam de si, vivendo de aparências e com pouca autenticidade.

Segundo o estudo, foi possível perceber também que há 70 anos as mulheres, apesar de terem menos liberdade, eram mais felizes, uma vez que tinham menos expetativas.

Leia Também: Mistura de "felicidade e tristeza" na certificação da vitória de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas