Cantor neo-nazi vende maior número de bilhetes de sempre para um concerto

O cantor Thompson, muito popular na Croácia e conhecido pelas suas simpatias neonazis e saudações fascistas em público, vendeu mais de 500.000 bilhetes para o seu próximo concerto em Zagreb, em julho, anunciou hoje a plataforma de venda de bilhetes.

Notícia

© Oliver Bunic/Bloomberg via Getty Images

Lusa
04/04/2025 10:59 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

Croácia

"No sábado, 05 de julho, mais de meio milhão de pessoas vão desfrutar do concerto no Hipódromo" de Zagreb, escreveu a Entrio, plataforma de venda de bilhetes, no Facebook, acrescentando que este será o maior concerto pago alguma vez realizado no mundo.

 

Ícone do 'folk-rock' no país de 3,8 milhões de habitantes, Thompson, cujo nome verdadeiro é Marko Perkovic, foi impedido de fazer concertos em vários países europeus por causa do seu apoio declarado ao regime 'ustashe', instalado na Croácia em 1942 por Hitler e Mussolini.

Os 'ustashe' perseguiram e mataram centenas de milhares de sérvios, judeus, croatas antifascistas e ciganos nos campos de concentração croatas durante a II Guerra Mundial.

As produções do canto incluem frequentemente emblemas deste regime fascista, e ele e os seus fãs fazem regularmente saudações fascistas com os braços estendidos quando Thompson inicia a sua canção mais famosa, 'Bojna Cavoglave', que começa com a frase usada como saudação pelo regime 'ustashe'.

Não há "nada de controverso" nesta música, disse o cantor, que se tornou famoso durante a guerra da década de 1990, que opôs as forças croatas, leais ao Governo da Croácia --- que tinha declarado independência da República Socialista Federativa da Jugoslávia -- ao Exército Popular Jugoslavo, controlado pelos sérvios.

O Centro Simon Wiesenthal, organização internacional de direitos humanos que luta contra o antissemitismo e se foca sobretudo no Holocausto, acusou Thompson de glorificar o genocídio nas letras das suas canções e disse que a projeção da insígnia 'ustashe' nos seus concertos "não foi uma coincidência nem um erro".

O passado pró-nazi da Croácia tornou-se menos tabu nos últimos anos, e o uso de símbolos 'ustashe' não é punido.

Até agora, a maior concentração no Hipódromo de Zagreb aconteceu em 1994, quando o Papa João Paulo II ali celebrou uma missa.

Em janeiro de 2025, a banda britânica Coldplay conquistou o recorde do maior concerto em estádio, com 223 mil espetadores.

Madonna detém o recorde do maior concerto gratuito desde 2024, realizado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (Brasil), com 1,6 milhões de fãs.

Leia Também: David Bruno ou Sevdaliza. Cartaz do MEO Kalorama já está completo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas