Homem declara-se culpado de tentar matar juiz do Supremo Tribunal dos EUA

Um homem de 29 anos, oriundo da Califórnia, declarou-se hoje culpado de tentar matar o juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América (EUA) Brett Kavanaugh, na sua casa, num subúrbio de Washington, há quase três anos.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
08/04/2025 20:42 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Nicholas John Roske

Nicholas John Roske foi detido perto da casa de Kavanaugh em Chevy Chase, Maryland, em junho de 2022, quando estava na posse de uma arma e de uma faca e estava todo vestido de preto, informaram as autoridades locais, que relataram que o agressor chegou ao local num táxi durante a madrugada. O homem também tinha consigo braçadeiras de plástico.

 

Os procuradores dizem que as diretrizes federais de condenação para estes casos permitem aplicar uma moldura penal que pode ir de uma pena de 30 anos até a uma pena de prisão perpétua.

Roske, natural de Simi Valley, na Califórnia, declarou-se culpado de tentativa de homicídio de um juiz norte-americano sem chegar a acordo com os procuradores federais.

O julgamento de Rosque deveria começar em 09 de junho.

Após a sua detenção, Roske disse a um detetive da polícia que estava irritado por causa de um projeto de parecer -- cujo esboço foi conhecido -- que sugeria que o Supremo Tribunal pretendia anular o caso Roe v. Wade - o processo histórico que fez jurisprudência na liberalização do aborto - de acordo com o testemunho de um agente do FBI (polícia federal norte-americana).

A divulgação do esboço do documento levou a protestos junto das casas de vários juízes do Supremo Tribunal.

A detenção de Roske fez com que a Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano aprovasse um projeto de lei que garantia a proteção durante 24 horas às famílias dos juízes.

Roske disse ainda que estava perturbado com o massacre na escola em Uvalde, no Texas, e acreditava que Kavanaugh iria votar para flexibilizar as leis de controlo de armas, disse o depoimento de acusação, citado pela agência norte-americana AP.

Roske foi detido depois de ligar para o número de emergência e de dizer a um agente de polícia que estava perto da casa de Kavanaugh que estava a ter pensamentos suicidas e homicidas.

Durante a sua audiência de recurso, Roske disse ao juiz que estava a ser tratado na prisão por uma doença mental não especificada.

Na preparação do seu plano, Roske pesquisou na Internet as moradas residenciais dos juízes e outras informações, incluindo técnicas para invadir casas e matar alguém discretamente.

No final de maio de 2022, Roske comprou diversos itens, incluindo tinta preta para o rosto, um cortador de vidro, uma ventosa e outros artigos que levou para Maryland.

Em 02 de junho de 2022, Roske comprou uma pistola Glock 9 mm numa loja de armas em Camarillo, na Califórnia.

No dia seguinte, praticou tiro com a pistola num campo de tiro em Simi Valley, onde também comprou gás pimenta.

Segundo os procuradores, dois dias depois, Roske reservou um voo só de ida de Los Angeles para o Aeroporto Internacional de Dulles, no norte da Virgínia, para executar o seu plano.

Depois de chegar a Dulles, a 07 de junho de 2022, Roske apanhou um táxi diretamente para a casa de Kavanaugh e ainda estava ao telefone com um agente de polícia quando as autoridades o detiveram.

Leia Também: Casa Real espanhola emite comunicado sobre futuro da infanta Sofía

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas