Hominídeos denisovanos espalharam-se pelo Sudeste Asiático até Taiwán

Um fóssil de maxilar de um hominídeo, encontrado em Taiwan em 2015, foi agora atribuído a um Denisovano, através da sequenciação das suas proteínas ósseas ou dentárias.

Notícia

© Yousuke Kaifu/Science News

Lusa
12/04/2025 10:31 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

Estudo

A identificação molecular tem implicações importantes para a história evolutiva humana no Leste Asiático, uma vez que demonstra que esta espécie humana, originalmente encontrada no Norte da Ásia, se espalhou pelo Sudeste Asiático, de acordo com a equipa de investigação internacional do Japão, Taiwan e Dinamarca.

 

Reportado como o primeiro e mais antigo fóssil de hominídeo de Taiwan em 2015, o maxilar foi datado entre 19.000 e 10.000 anos, noticiou na sexta-feira a agência Europa Press.

Denominado Penghu 1, exibe características morfológicas distintas e preserva características arcaicas, mas até agora a sua identidade taxonómica era desconhecida, uma vez que as tentativas de extrair ADN antigo deste fóssil não tiveram sucesso.

As populações humanas modernas no Leste Asiático, particularmente no Sudeste Asiático, possuem elementos genómicos derivados de Denisovanos, e foi sugerido que os dois se cruzaram na região.

No entanto, os fósseis de Denisovanos identificados molecularmente estão muito fragmentados até ao momento e só foram encontrados em dois locais no Norte da Ásia.

Esta investigação, publicada na revista Science, demonstrou diretamente que os denisovanos também estavam distribuídos por todo o Sudeste Asiático.

Revelou também que as mandíbulas e os dentes dos denisovanos eram muito mais robustos do que os dos neandertais e do Homo sapiens, que viveram na Terra em simultâneo.

Estas descobertas lançaram luz sobre a misteriosa aparência e distribuição dos denisovanos.

Leia Também: Não havia declínio dos dinossauros antes do asteroide que os exterminou

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas