Um incêndio deflagrou na noite de sábado para domingo num transformador elétrico na cidade francesa de Nice, na região dos Alpes Marítimos. O presidente da Câmara de Nice, Christian Estrosi, denunciou tratarem-se de “atos maliciosos”, depois de duas instalações elétricas terem sido sabotadas a oeste dos Alpes Marítimos, o que levou a um apagão que afetou o Festival de Cinema de Cannes e mais de 160 mil residências.
“Ontem à noite, um transformador de eletricidade foi incendiado a oeste de Nice, privando de eletricidade cerca de 45 mil pessoas de Nice a Cagnes-sur-Mer. As forças policiais nacionais e municipais foram mobilizadas [e] a situação foi restabelecida muito rapidamente”, escreveu Christian Estrosi, na rede social X (Twitter).
E complementou: “Condeno veementemente estes atos maliciosos contra o nosso país. Colocamos as imagens do nosso centro de vigilância à disposição dos investigadores e, nos próximos dias, reforçaremos a rede de pontos elétricos estratégicos da cidade. Será apresentada uma queixa.”
Cette nuit, un transformateur électrique a été incendié à l’ouest de #nice06, privant d’électricité près de 45 000 personnes de Nice à Cagnes. Les polices nationale et municipale sont mobilisées. La situation a été rétablie dans de très brefs délais. Je dénonce avec force ces…
— Christian Estrosi (@cestrosi) May 25, 2025
O vice-presidente da Câmara, Gaël Nofri, disse à AFP que, "de acordo com as informações fornecidas pelos bombeiros, uma porta do transformador tinha sido forçada a abrir".
A eletricidade foi restabelecida às 6h00 da manhã (hora local), de acordo com a France Info.
A rede de elétricos da cidade também foi afetada e o serviço foi retomado com atraso ao início da manhã.
O caso ocorreu depois de uma subestação de alta tensão ter sido incendiada, em Var, e de três dos quatro pilares de um poste de alta tensão que abastece a cidade de Cannes terem sido "serrados" num "ato malicioso", disse à AFP o procurador de Grasse, no sudeste de França.
Após esta sabotagem em Villeneuve-Loubet, a empresa francesa de eletricidade (RTE) cortou a energia para permitir uma intervenção, provocando indiretamente a falta de eletricidade na cidade de Cannes, onde decorria o Festival de Cinema, que mudou para um sistema de fornecimento de energia independente, através de geradores. Ainda assim, 160 mil residências foram afetadas.
Leia Também: Apagão em Cannes? Poste de alta tensão "foi serrado" em "ato malicioso"