O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou, esta quarta-feira, para um "agravamento do estado do tempo em Portugal continental" já a partir de amanhã, prolongando-se até ao "final da manhã de dia 17", domingo.
Num comunicado, o IPMA explicou que o agravamento do estado do tempo está relacionado com uma "depressão fria nos níveis altos da atmosfera", que se irá "posicionar a norte da Madeira e a oeste do território continental nos próximos dias".
"Assim, a partir de dia 14 e previsivelmente até final da manhã de dia 17, estão reunidas condições para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, com queda ocasional de granizo, em particular nas regiões do Centro e Sul", lê-se.
O agravamento do estado de tempo deverá ter um "impacto mais significativo no Baixo Alentejo, Algarve, Setúbal, Lisboa e Santarém", prevendo-se "fenómenos extremos de vento".
Nestas regiões serão também expectáveis "valores de precipitação da ordem de 10 a 20 mm em uma hora, podendo ocorrer localmente persistência da precipitação".
Sublinhe-se que o IPMA elevou esta manhã para quatro os distritos sob aviso amarelo na quinta-feira por causa da chuva por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas e granizo.
O IPMA tinha colocado anteriormente apenas os distritos de Beja e Faro sob aviso amarelo, mas numa atualização decidiu emitir também o mesmo aviso para os distritos de Lisboa e Setúbal.
No entanto, alertou que os avisos podem estender-se a outros distritos ou serem elevados, "pelo que se recomenda o acompanhamento da situação".
Leia Também: 'Gota fria' já chegou à Serra da Estrela (que está pintada de branco)