Rankings? Colégios falam em oportunidade para aprender com resultados

Os representantes dos colégios privados reconhecem que os 'rankings' comparam realidades diferentes e, por isso, devem ser relativizados, mas defendem que podem ser uma oportunidade para aprender com aquelas onde os alunos conseguem bons resultados.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
04/04/2025 12:46 ‧ há 1 semanas por Lusa

País

colégios privados

absurdo comparar uma escola que, ao longo dos anos, tem uma média de 11 valores, com uma escola de 17. Não faz sentido, são organizações diferentes com objetivos diferentes. Mas é relevante ver as escolas com que sou comparável", considerou o diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queiroz e Melo.

 

"Ajuda na sua melhoria", defende o representante dos colégios que vê nos 'rankings' das escolas uma oportunidade para aprender com as escolas que, sistematicamente, alcançam bons resultados.

E dá o exemplo das diferenças, que se observam ano após ano, entre as escolas do norte e sul do país, públicas e privadas, as primeiras tendencialmente com médias mais altas tanto nos exames nacionais e como nas classificações internas.

"Não será certamente porque a água do Douro tem alguma particularidade", ironiza Rodrigo Queiroz e Melo, para insistir que seria interessante perceber o que as escolas daquela região fazem diferente.

Os 'rankings' das escolas foram divulgados hoje e na lista que compara as médias obtidas nos exames nacionais, os colégios privados voltam a surgir no topo da tabela, com a primeira escola pública a surgir apenas em 33.º lugar.

Tem sido assim nos 25 anos desde que estes dados são divulgados, sempre com críticas de professores e diretores das escolas públicas, que criticam os 'rankings' por considerarem que comparam realidades incomparáveis e estigmatizam os estabelecimentos de ensino público.

Leia Também: Pais pedem 'ranking' de escolas que prepare jovens para viver em sociedade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas