O homem, de 22 anos, e a mulher, de 42 anos, foram detidos, fora de flagrante delito, na segunda-feira, e são suspeitos de "vários ilícitos criminais contra o património, nomeadamente roubos, sequestro e abuso de cartão de garantia ou cartão, dispositivo ou dados de pagamento", segundo um comunicado do Comando Distrital de Leiria da PSP.
De acordo com o comunicado, "a investigação, iniciada em outubro sob a coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, apurou que, nesse mesmo mês, três suspeitos", duas mulheres e um homem, "encaminharam uma vítima do sexo masculino de 62 anos para um WC público", situado no percurso Polis.
Sob coação e ameaça, os suspeitos subtraíram à vítima o cartão multibanco e obtiveram o código do cartão de débito.
"Após a subtração, o homem ficou junto da vítima restringindo-lhe a sua liberdade", explicou a PSP, referindo que as duas mulheres, uma das quais a detida e outra sujeita a termo de identidade e residência, fizeram levantamentos bancários e adquiriram telemóveis com recurso ao cartão de débito.
Já em fevereiro, também no percurso Polis junto às piscinas municipais, a detida e uma outra suspeita, também constituída arguida, sob ameaça de uma faca, tentaram subtrair bens a uma mulher, de 31 anos.
"O roubo só não foi consumado por ter havido interferência de uma terceira pessoa que impediu que o mesmo se concretizasse", adiantou a PSP.
Mais recentemente, em 30 de março e 01 de abril, o homem agora detido forçou, sob coação, uma menor de 15 anos, quando esta se encontrava no percurso Polis, "a dirigir-se à sua própria residência", para que lhe desse dinheiro, o que fez no total de 125 euros.
No percurso até à residência da vítima, o suspeito acompanhou-a sempre, "restringindo assim a sua liberdade pessoal", esclareceu a PSP.
Os dois detidos, a mulher já condenada por tentativa de homicídio e o homem, condenado em diversos processos-crime por roubos agravados, foram presentes a um juiz de instrução criminal que lhes determinou a medida de coação de prisão preventiva.
Fonte da PSP disse à agência Lusa que as três mulheres "encontram-se junto a parques de estacionamento a pedir dinheiro" e os quatro conheciam-se, mas não têm relações familiares.
A mesma fonte esclareceu que todos moram em Leiria e não lhes é conhecida profissão.
O valor total dos roubos ainda não está quantificado, de acordo com a PSP.
Leia Também: Cerca de um terço dos polícias da PSP têm entre 50 e 59 anos