Uma mulher de 34 anos caiu quando praticava canoagem no rio Carcerelha, na freguesia de Entre Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca, na terça-feira. Esta quinta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou imagens da operação, que terá durado cerca de quatro horas, de acordo com a corporação local de bombeiros.
O incidente ocorreu no Parque Nacional da Peneda-Gerês, tendo a vítima “sofrido uma fratura no tornozelo esquerdo durante uma manobra de progressão em cursos de água”.
“No seguimento da ação foi possível localizar a vítima, que estava num local remoto, acessível exclusivamente com recurso a manobras de cordas. Uma vez no local, procederam à sua estabilização e regulação da temperatura corporal da vítima. Posteriormente, foi necessário recorrer a manobras de cordas e à utilização de uma maca, para retirar a vítima do curso de água, tendo sido necessário proceder-se à transposição de três cascatas”, complementou a GNR, numa nota enviada às redações.
Depois, as equipas de resgate transportaram a mulher “por um trilho pedestre até à estrada, onde se encontravam os meios de socorro pré-hospitalar dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca”.
Esta foi uma ação da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), através do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês (PTBRM-PNPG), que contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca e de dois praticantes da modalidade.
Veja as imagens.
Leia Também: Resgate de praticante canoagem que caiu ao rio Carcerelha demorou 4 horas