Em comunicado, a IL adianta que o Conselho Nacional liberal, que se reuniu hoje em Ílhavo, distrito de Aveiro, pela primeira vez após a IX Convenção do partido elegeu a mesa deste órgão "com 91% dos votos dos conselheiros".
"Pedro Ferreira, presidente, João Resende Figueiredo, vice-presidente, Susana Bicho e Rogério Quintas, secretários, foram eleitos para a presidência da mesa no mandato de 2025/2027", lê-se na nota.
Na IX Convenção Nacional da IL, que decorreu no passado fim de semana, em Loures, distrito de Lisboa, os liberais elegeram a nova composição de todos os órgãos nacionais, entre os quais o Conselho Nacional.
A lista F, do deputado Bernardo Blanco, venceu as eleições ao Conselho Nacional, conquistando 18 dos 50 mandatos, enquanto a lista X, encabeçada por Pedro Ferreira, até agora vice-presidente, conseguiu 14.
Bernardo Blanco já tinha tornado público que não pretendia presidir à Mesa do Conselho Nacional, tendo desafiado Pedro Ferreira a encabeçar uma lista a este órgão.
Da Lista F, João Resende Figueiredo, de Gondomar, concorreu a vice-presidente e Susana Bicho, de Setúbal, a secretária da Mesa, ambos já com experiência neste órgão.
Os dois cabeças de lista entenderam ainda que "seria benéfico" estar representada na Mesa mais uma das listas que concorreram a este órgão, tendo convidado o dirigente Rogério Quintas, da lista M, para o cargo de secretário.
Na convenção, a lista A, encabeçada por Francisco Cudell, teve 11,2% e a lista T, que tinha como cabeça de lista André Serpa Soares, conseguiu 10,7%, e conquistaram ambas cinco lugares no órgão máximo entre Convenções.
Seguiram-se a lista M (8,9%), liderada por Jorge Pires e a lista D (8,0%), encabeçada pelo antigo conselheiro nacional da IL Ricardo Lopes, com quatro mandatos.
De acordo com os estatutos da IL, o Conselho Nacional é o órgão responsável por "acompanhar e orientar a estratégia política do partido, adotada em Convenção Nacional, no respeito dos seus princípios e objetivos".
É composto por cinquenta membros, eleitos em lista e de acordo com o método Hondt, e pelos membros da Comissão Executiva.
Leia Também: Conselho Nacional da IL aprova por unanimidade apoio a Mariana Leitão