Acompanhado por um grupo de investidores, Elon Musk anunciou uma proposta de compra da OpenAI por 97,4 mil milhões de dólares. Apesar de o cofundador e CEO da empresa de Inteligência Artificial (IA), Sam Altman, ter recusado, a verdade é que esta proposta continua em cima da mesa.
Já se sabe que Musk está disposto a abrir mão da proposta se a OpenAI desistir de se converter de uma organização sem fins lucrativos para uma empresa que visa o lucro. Outra informação importante a ter em conta é que a proposta tem uma data de validade: o dia 10 de maio de 2025.
Como conta o site TechCrunch, a partir desta data a proposta deixará de estar em ‘cima da mesa’, sendo que o negócio também fica sem efeito se a OpenAI rejeitar formalmente e por escrito a oferta de Musk e dos seus parceiros que, de acordo com a publicação, “será paga em dinheiro”.
Notar ainda que, antes da proposta ser concretizada, os compradores da OpenAI querem ter acesso sem restrições aos registos financeiros de dos recursos humanos da empresa. De acordo com os documentos já partilhados publicamente, os compradores querem ter acesso completo a “ativos, infraestruturas, equipamento, finanças e registos” da OpenAI.
Leia Também: Sam Altman: "Acho que Musk não é uma pessoa feliz. Tenho pena dele"