Uma empresa cervejeira na Dinamarca decidiu dar nomes, caras e endereços de e-mail a cinco ‘trabalhadores’ criados a partir de IA com o objetivo de melhorar a sinergia e a convivência numa equipa composta também por humanos.
A iniciativa é da Royal Unibrew, que contou com a colaboração de outra empresa dinamarquesa - a Manifold AI - para possibilitar que humanos e agentes de IA comuniquem entre eles por via de e-mail e ‘chat’ da empresa.
“Aquilo em que os humanos são bons é a nossa criatividade, empatia e conhecimento dos clientes”, explicou a diretora de Marketing da Royal Unibrew, Michala Svane.
A executiva explicou que a iniciativa de dar nomes e caras aos trabalhadores virtuais contribuiu para uma maior interação. “Quando colocámos uma fotografia no agente de IA, o uso e interação foi quatro vezes maior”, notou Svane de acordo com a France24. Estes agentes de IA têm também uma história de ‘vida’ e também trocam de roupa, permitindo assim que os trabalhadores humanos se possam esquecer, por vezes, que estão a interagir com trabalhadores iguais a eles.
Notar que estes agentes de IA tratam de áreas mais de trabalho com maior rotina e onde lidam com mais informação. É o caso de análise de mercado, recolha de dados de vendas e também informações para emparelhamento de bebidas e comida.
Leia Também: Sistema de IA ajuda navegação e orientação de pessoas cegas