A Meta anunciou recentemente que começará a treinar os seus modelos de Inteligência Artificial (IA) com publicações partilhadas pelos utilizadores das suas redes sociais - Facebook e Instagram - que estejam na União Europeia.
A notícia foi partilhada através de uma publicação de blogue, onde a gigante tecnológica também indica que, quem não quiser participar nesta iniciativa, terá a oportunidade de o deixar claro.
“As pessoas na União Europeia que usem as nossas plataformas poderão opor-se a que os seus dados públicos sejam usados para fins de treino [de IA]”, pode ler-se na publicação partilhada pela Meta.
A empresa explica que, a partir desta semana, os utilizadores europeus começarão a receber “notificações” através das aplicações das redes sociais e por vida de e-mail, onde será explicado o tipo de dados que serão usados.
“Estas notificações incluirão um ‘link’ para um formulário onde as pessoas podem opor-se a que os seus dados sejam usados desta forma em qualquer altura”, diz a Meta. “Fizemos com que este formulário fosse fácil de encontrar, ler e usar e honraremos todas as objeções que já recebemos, assim como os novos que recebamos”.