Depois da Meta, chegou a vez do TikTok se ‘inspirar’ na rede social X para a sua mais recente funcionalidade. Falamos das Notas da Comunidade que, no TikTok, serão conhecidas como ‘Footnotes’ - ou Notas de Rodapé, em português.
A empresa partilhou uma publicação de blogue onde diz que começou a testar esta nova funcionalidade nos EUA, notando que a comunidade do TikTok poderá adicionar mais contexto e informação que considerem relevante a vídeos partilhados por outras pessoas.
O TikTok explica que não serão todas as pessoas que poderão adicionar uma Nota de Rodapé. Os utilizadores que o façam devem estar há mais de 6 meses na plataforma, têm de ter pelo menos 18 anos e não ter um passado recente de violar as Diretrizes da Comunidade da plataforma.
"A plataforma social diz que o novo recurso não substituirá as parceiras com mais de 20 verificadores de factos que atualmente desmascaram a desinformação no TikTok", diz o Instituto Poynter, sendo que os utilizadores dos EUA com mais de 18 anos podem agora contribuir com notas sobre os vídeos da plataforma.
"As Notas de Rodapé oferecem uma nova oportunidade para as pessoas compartilharem os seus conhecimentos e adicionarem uma camada adicional de contexto à discussão usando uma abordagem orientada por consenso", refere o instituto.
O Instituto Poynter é uma organização global sem fins lucrativos que pretende fortalecer a democracia, através do ensino, publicações, verificação de factos e alfabetização mediática.
[Notícia atualizada às 11:16]
Leia Também: TikTok elimina conta que partilhou imagem criada por IA de Gisèle Pelicot