A NewsGuard descobriu que a operação de influência russa intitulada Storm (tempestade) -- 1516 difunde propaganda do Kremlin e que usa IA para criar e espalhar alegações falsas em França.
A propagação de desinformação faz-se, sobretudo, através de redes sociais como o X, Facebook, Instagram, Rumble, Reddit e Bitchute, em diversos idiomas como português, italiano, inglês ou alemão, tendo as 38.877 publicações alcançado mais de 55,8 milhões de visualizações.
A investigação descobriu ainda que as principais ferramentas de IA generativa repetiram estas falas narrativas sobre França, "representando uma nova ameaça de desinformação".
As narrativas construídas falsamente visam, sobretudo, o Presidente Francês, Emmanuel Macron, sendo que as "autoridades francesas reconheceram que os ataques de desinformação russos estão a acelerar" no país.
Recentemente numa iniciativa organizada pelo Viginum, o serviço de vigilância e proteção contra interferência digital estrangeira em França, o primeiro-ministro, François Bayrou, disse que "França é, depois da Ucrânia, o país da Europa mais visado por tentativas de manipulação vindas do exterior".
Desde agosto de 2023, a NewsGuard detetou cerca de 51 narrativas falsas ligadas a esta operação, visando a Ucrânia, as eleições americanas de 2024, os Jogos Olímpicos de 2024, as eleições alemãs de fevereiro de 2025 e mais recentemente a França.
Neste caso, "o surgimento de novas ferramentas de IA facilmente acessíveis e a reversão gradual dos esforços e moderação pelas plataformas de tecnologia serviram para ajudar essas campanhas de desinformação a prosperar".
Na Storm -- 1516 a estratégia utilizada para difundir informação falsa consiste na construção de uma narrativa enganadora em torno de uma figura pública, sendo que depois com o auxílio da IA e de conta falsas, a narrativa é amplificada.
Leia Também: Comissão Europeia quer criar Rede Europeia de Verificadores de factos