Depois de muitos adiamentos e atrasos, a Amazon conseguiu colocar em órbita os primeiros 27 satélites da constelação Kuiper, que foi criada como uma alternativa à Starlink de Elon Musk.
Os satélites seguiram viagem a bordo de um foguetão Atlas V da United Launch Alliance e foi o primeiro dos cerca de 80 lançamentos que serão necessários para colocar em órbita os mais de três mil satélites para criar esta constelação.
Entretanto, a Amazon já fez saber que os satélites Kuiper já se encontram a 450km de altitude, ativados e a comunicar devidamente com os sistemas terrestres. O arranque das operações de Internet por satélite está previsto para o final do ano.
“Ainda que este seja o primeiro passo de uma jornada muito mais longa para lançar o resto da nossa constelação de baixa órbita da Terra, representa uma quantidade incrível de trabalho árduo”, pode ler-se na publicação partilhada pelo CEO da Amazon, Andy Jassy, na rede social X. ”Estou muito orgulhoso da equipa”.
Important moment for @ProjectKuiper as we just confirmed our first 27 production satellites are operating as expected in low Earth orbit. While this is the first step in a much longer journey to launch the rest of our low Earth orbit constellation, it represents an incredible… pic.twitter.com/sb2eO6n6Im
— Andy Jassy (@ajassy) April 29, 2025
Leia Também: De tirar o fôlego. SpaceX partilha nova fotografia de lançamento especial