O Help Flash, uma luz que ajuda a sinalizar o veículo em caso de avaria ou acidente, encontra-se à venda em Portugal - preços rondam os 20 euros -, embora não possa ainda substituir de forma legal o triângulo. Por outro lado, este dispositivo luminoso de segurança viu, em Espanha, a sua eficácia reconhecida e é já, legalmente, uma alternativa ao tradicional triângulo de sinalização.
Em Espanha, após a aprovação do Real Decreto 159/2021, o sinal V16 passou a ser substituto legal do triângulo. Todos os dispositivos Help Flash estão em conformidade com os regulamentos oficiais e são válidos até janeiro de 2026, data a partir da qual serão trocados por dispositivos geolocalizados que estarão conectados à Direção Geral de Trânsito (DGT) espanhola. Em Portugal ainda não há qualquer regulamentação e também não existe qualquer perspetiva disso.
O dispositivo luminoso de segurança Help Flash utiliza um potente LED, visível a um quilómetro de distância e em qualquer direção (360º), que permite alertar os restantes utilizadores da via da presença de um potencial perigo.
Através de uma fixação magnética, o Help Flash pode ser colocado em qualquer superfície metálica e ativado de forma automática. Caso assim o deseje, o utilizador também pode optar pela ativação manual.
Um dos principais atributos deste dispositivo luminoso é que o condutor não tem necessidade de abandonar o veículo, em caso de paragem, avaria ou acidente, sem primeiro alertar os restantes utentes da via de que algo potencialmente perigoso estará a ocorrer.
Leia Também: O carro com a pior classificação de segurança em 2024