Exportações de componentes automóveis caem 3,7% em fevereiro

As exportações de componentes automóveis caíram 3,7% em fevereiro, em termos homólogos, para se fixar nos 1.000 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados hoje pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/04/2025 19:55 ‧ ontem por Lusa

Auto

AFIA

Já no acumulado do ano, de janeiro a fevereiro, as exportações recuaram, face ao período homólogo, 2,9% para os 2.000 milhões de euros.

 

A AFIA explica, em comunicado, que "a indústria automóvel tem sido afetada negativamente pelo ritmo do crescimento das vendas dos veículos elétricos, menor do que o esperado; e pelo acentuar das tensões geopolíticas, que muito têm contribuído pelo agudizar da instabilidade e incerteza no mercado".

A Europa mantém-se o principal destino dos componentes fabricados em Portugal, com 88,5% das exportações, ainda que se tenha verificado uma queda de 3,5% nas vendas para o continente europeu, face ao ano anterior.

Olhando para os principais países clientes, o topo da lista é composto por Espanha, Alemanha, França e EUA, que diminuíram 4,5%; 9,1%, 0,4% e 4,4%, respetivamente.

A associação destaca, por outro lado, que Marrocos registou "um crescimento exponencial, +49,1%, sendo atualmente o 8.º país-cliente, uma subida de três posições face ao ano de 2024".

"Alavancado no plano de aceleração industrial, Marrocos tem atualmente uma capacidade de produção anual de 750 mil veículos, para tanto contribuindo os planos de crescimento industrial da Renault (duas fábricas, Casablanca e Tânger) e da Stellantis (Kenitra)", salienta José Couto, presidente da AFIA, citado em comunicado.

Leia Também: Quando podemos ver o Lotus de Ayrton Senna no Estoril? Todos os horários

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas