"Estar lá já é uma vitória". Israelita prepara-se para a Eurovisão

Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se entre 13 e 17 de maio, em Basileia, na Suíça.

Notícia

© Yuval Raphael/Instagram<br> <br> <br>

Notícias ao Minuto
06/05/2025 11:54 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

Cultura

Festival Eurovisão da Canção

A cantora Yuval Raphael, sobrevivente do ataque do Hamas ao festival de música, em 2023, vai representar Israel no Festival Eurovisão da Canção. Antes de viajar para a Suíça, a jovem encontrou-se com o presidente israelita, Isaac Herzog, e com a sua mulher. 

 

"Tu tens uma personalidade maravilhosa, a tua história é incrível e, sempre que ouço a canção, o meu coração enche-se de orgulho. Estamos imensamente orgulhosos de ti e desejamos a maiores das sortes nesta missão", disse o presidente Isaac Herzog.

Por sua voz, Yuval Raphael destacou a vitória pessoal que é subir ao palco da Eurovisão e notou que, por um lado, está a trabalhar "como alguém que quer vencer", mas, por outro lado, "estar lá já é uma vitória".

A jovem cantora recordou ainda os momentos vividos no festival de música Supernova, no dia 7 de outubro de 2023. Durante sete horas, Yuval esteve escondida num pequeno abrigo, onde fingiu estar morta para se salvar.

"Perguntas a ti próprio: Porque é que me salvei e eles não? Assim que fiz as pazes com isso, decidi dar aos meus sonhos uma oportunidade. Tive uma nova oportunidade na vida. Deixar o medo tomar conta de mim seria desonrar os que não sobreviveram. Tenho de voar com o que me foi dado", afirmou.

De recordar que a participação de Israel na Eurovisão no ano passado foi bastante criticada devido ao conflito na Faixa de Gaza. Antes do evento, a organização defendeu que "o Festival Eurovisão da Canção é um concurso para as emissoras públicas de toda a Europa e do Médio Oriente". "É um concurso para as emissoras - não para governos - e a emissora pública israelita participa no concurso há 50 anos", reiterou.

O Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se entre 13 e 17 de maio, em Basileia, na Suíça.

Leia Também: "Eurovisão não deve ser utilizada como trampolim para sanções políticas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas