Powered by Betano
Premier League
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
19H30
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
3.15
X
3.25
2
2.20
Premier League
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
19H45
Tottenham Hotspur FC
Tottenham
Premier League
Leicester City FC
Leicester
Hoje
20H15
West Ham United FC
West Ham United
1
2.87
X
3.35
2
2.32
Premier League
Everton FC
Everton
Amanhã
19H30
Wolverhampton Wanderers FC
Wolves
1
2.10
X
3.25
2
3.40

Amorim 'saca coelhos da cartola' e deixa Sporting com vitória dramática

Mexidas do treinador viraram por completo um jogo com o Sporting de Braga que chegou a parecer estar condenado à derrota

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
10/11/2024 20:44 ‧ há 4 semanas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

A ‘era Rúben Amorim’ chegou, ao final da tarde deste domingo, ao fim com um autêntico recital de futebol, que culminou numa vitória do Sporting sobre o Sporting de Braga, por 2-4, naquele que era um dos encontros mais aguardados de toda a 11.ª jornada do principal escalão do futebol português.

 

Os arsenalistas chegaram a parecer ter o jogo na mão, fruto do ‘bis’ assinado por Ricardo Horta ainda antes do apito para o intervalo. No entanto, uma segunda parte ‘revigorada’ por parte dos leões foi devidamente recompensada com os golos de Hidemasa Morita, Morten Hjulmand e Conrad Harder, que ditaram o resultado final.

Lei de Murphy no seu esplendor

Com João Pereira derrotado pelo Oliveira do Hospital, no ‘adeus’ aos ‘bês’, e o início da ‘era Rúben Amorim’ no Manchester United condicionada pelo visto de trabalho, estavam dados, ainda antes do apito inicial, os primeiros sinais de que este poderia não ser um encontro particularmente feliz para o Sporting.

Sinais esses que se acentuaram quando, aos 11 minutos, Roger Fernandes subiu pela ala direita acima e deixou a bola para Bruma, que atirou para uma defesa atenta de Franco Israel, e que se concretizaram, aos 20, fruto de um remate certeiro de Ricardo Horta, que promete fazer correr muita tinta e que colocou o Sporting de Braga em vantagem, por 1-0.

No entanto, as más notícias para o conjunto verde e branco não se ficaram por aqui, visto que, instantes depois, Rúben Amorim viu-se obrigado a mexer, para lançar Genny Catamo para o lugar do lesionado Pedro Gonçalves. E, com tanta contrariedade, a verdade é que a resposta teimava em não surgir.

O melhor que os leões conseguiram fazer foi um remate à malha lateral, da autoria de Maxi Araújo… que mereceu resposta imediata por parte de Ricardo Horta, que, à beira do apito para o intervalo, voltou a fazer o gosto ao pé, para deixar a equipa orientada por Carlos Carvalhal ainda mais confortável.

Resposta chegou tarde… mas bastou

Já no segundo tempo, Ruben Amorim mexeu, lançando Jeremiah St. Juste, Conrad Harder e Hidemasa Morita, para os lugares de Zeno Debast, Maxi Araújo e Daniel Bragança, e, aos poucos, o Sporting foi mesmo começando a crescer no jogo, ao ponto de se instalar no meio-campo adversário.

A ousadia foi, de resto, devidamente recompensada, ao ponto de, aos 58 minutos, ter dado em golo. Após pontapé de canto cobrado a partir da ala direita do ataque, Jeremiah St. Juste atirou em cheio ao poste, e, na recarga Hidemasa Morita desviou para o fundo da baliza, reabrindo, assim, a discussão.

Daí em diante, as oportunidades para os visitantes foram surgindo em catadupa, mas a verdade é que, ora por manifesta falta de eficácia, ora por ‘inspiração’ de Matheus Magalhães (Viktor Gyokeres e Geny Catamo que o digam) o marcador só voltou a mexer aos 82 minutos, fruto de uma autêntica ‘bomba’ de Morten Hjulmand.

Quando tudo parecia apontar para uma igualdade, eis que, nos instantes finais, surgiram os golos que sentenciaram o resultado final. Conrad Harder pegou na bola, encheu o pé e atirou para o fundo da baliza adversária, aos 89 minutos, antes de, já nos descontos, bisar e fechar uma noite de sonho.

O Sporting passa, desta maneira, a somar 33 pontos, pelo que garantiu que, aconteça o que acontecer no Clássico, será líder, no final da ronda, visto que o FC Porto é segundo classificado, com 27, e o Benfica é terceiro, com 22. Já o Sporting de Braga, com 20, ‘cai’ para quinto, ultrapassado pelo Santa Clara.

Momento do jogo: A abordagem ousada de Rúben Amorim à segunda parte do jogo acabou por ser devidamente recompensada, já aos 82, com um magnífico golo de Morten Hjulmand, com um potente remate ‘do meio da rua’, e abriu caminho a uma vitória que pareceu surgir com toda a naturalidade do mundo.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus Magalhães; João Ferreira, Sikou Niakaté, Paulo Oliveira, Gabri Martínez; Vítor Carvalho, João Moutinho, Ricardo Horta; Roger Fernandes, Bruma e El Ouazzani.

Sporting: Franco Israel; Geovany Quenda, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Maxi Araújo; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.

Antevisão

Chegou a hora por que todos esperavam. É já ao final da tarde deste domingo que Ruben Amorim regressa à Pedreira, para defrontar o Sporting de Braga, naquele que será o último encontro no comando técnico do Sporting, antes de partir rumo ao Manchester United.

O sentimento é de nostalgia, dado o final de uma história de quatro anos repleta de sucessos, mas também de euforia, dada a histórica vitória alcançada, a meio da semana, perante o 'todo-o-poderoso' Manchester City, que deixou a Europa de 'queixo caído'.

Os leões chegam a este duelo na liderança isolada da I Liga, com 30 pontos, mais três do que o segundo classificado, o FC Porto, e mais oito do que o terceiro, o Benfica (que tem um jogo em atraso), que irão medir forças, horas mais tarde. Seguem-se os arsenalistas, com 20 pontos.

O Sporting de Braga-Sporting irá contar com a arbitragem de Luís Godinho, juiz da Associação de Futebol de Évora, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-Sporting: Rúben Amorim despede-se antes do Clássico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Georgina Rodríguez passa bons momentos com as suas meninas mais velhas

Georgina Rodriguez

Georgina Rodríguez passa bons momentos com as suas meninas mais velhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O que acontece se deixarmos combustível durante muito tempo no depósito?

Combustível

O que acontece se deixarmos combustível durante muito tempo no depósito?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas