De acordo com João Lourenço, o convite surge devido ao bom momento que atravesam os 'palancas negras', orientados pelo português Pedro Gonçalves, que asseguraram a presença na Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025 sem qualquer derrota na fase de qualificação.
"Aproveitando este bom momento da nossa seleção, entendemos, no quadro das comemorações do 50º aniversário da independência nacional, convidar a seleção argentina de futebol para vir a Angola no próximo ano e jogar contra os nossos 'palancas'", disse, arrancando aplausos no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.
O presidente angolano, que falava na abertura do IX Congresso Ordinário da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA), braço juvenil do partido no poder em Angola, assegurou que o acordo para o duelo com os campeões mundiais está já finalizado.
"As negociações estão, no essencial, encerradas, o que nos permite dar esta boa nova que, com certeza, alegra os amantes do futebol, do desporto e os angolanos", frisou.
João Lourenço sinalizou o momento ascendente da seleção de Angola, que "descolou" depois da brilhante campanha na CAN2023, realizada no início deste ano, na Costa do Marfim, e em que os 'palancas negras' atingiram os quartos de final, acabando eliminados pela Nigéria.
"Desde a CAN da Costa do Marfim que a nossa seleção descolou e se encontra numa forma ascendente, o que motiva para ter uma melhor prestação no CAN de Marrocos, em 2025. Depositamos toda a nossa confiança nos jovens jogadores e equipa técnica dos 'palancas'", referiu.
O chefe de Estado angolano, dirigindo-se a uma audiência maioritariamente de jovens das 18 províncias angolanas, delegados ao Congresso da 'J', salientou igualmente que o desporto forja o caráter e afasta os jovens das más práticas sociais, preparando-os para enfrentar os grandes desafios da vida.
As conquistas de Angola em competições desportivas nacionais e internacionais ao longo dos anos, sobretudo no basquetebol, andebol, voleibol, ténis, artes marciais mistas, natação, futebol, desporto paralímpico e xadrez foram destacadas por João Lourenço.
Os 'palancas negras' terminaram na segunda-feira sem derrotas a fase de apuramento para a CAN2025, que de disputa de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.
Angola celebra 50 anos de independência em 11 de novembro de 2025 e estão agendadas várias atividades políticas, desportivas, sociais e culturais para saudar a data.