Crise no Dragão. FC Porto vê-se grego na Europa e complica apuramento 

Estreia de José Tavares na sucessão a Vítor Bruno não correu nada bem.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
23/01/2025 19:38 ‧ há 1 hora por Miguel Simões

Desporto

Liga Europa

Cenário de crise instalado no Dragão. O FC Porto somou a quarta derrota consecutiva, esta quarta-feira, desta vez diante dos gregos do Olympiacos (0-1), complicando as contas no acesso ao playoff da Liga Europa.

 

Naquela que foi uma estreia amarga para José Tavares, treinador interino escolhido por André Villas-Boas para suceder a Vítor Bruno, pouco ou nada se jogou na primeira parte, até que veio um segundo tempo mais mexido.

As alterações do novo técnico dos azuis e brancos não surtiram efeitos e El Kaabi aproveitou para marcar o golo decisivo (79'), gerando novos assobios no Estádio do Dragão, uma vez que o FC Porto viu-se novamente grego em sorrir na prova da UEFA. Já o Olympiacos garantiu a qualificação.

Pouco 'perfume'

José Tavares operou quatro mexidas por comparação ao último onze inicial de Vítor Bruno, desde a defesa ao ataque, face às entradas de Tiago Djaló, Alan Varela, Rodrigo Mora e Pepê, para os lugares de Otávio, Stephen Eustáquio, Fábio Vieira e Danny Namaso. Já do lado dos gregos, Mendilibar apostou na titularidade do português Chiquinho e no regresso de David Carmo ao Dragão, deixando Sérgio Oliveira e Costinha (suplente utilizado) no banco.

Os dragões até tiveram mais investidas junto da baliza adversária, mas foi o Olympiacos a introduzir a bola no fundo das redes defendidas por Diogo Costa, sendo que El Kaabi viu a bandeirola de fora de jogo ser prontamente levantada, à passagem da meia hora de jogo. O alerta estava dado, até que veio o intervalo.

Estava mau... e piorou

Sem qualquer mexida ao intervalo, José Tavares acabou por lançar Gonçalo Borges, em cima da hora de jogo, para o lugar de Pepê, após toda a polémica com Vítor Bruno, apostando mais tarde em Fábio Vieira e Zé Pedro, mas as mudanças em nada ajudaram a sua equipa.

Já dentro do último um quarto de hora, o Olympiacos foi perentório a aproveitar um erro defensivo e chego ao decisivo golo, ao minuto 79, com El Kaabi (desta vez, sim) a festejar o momento que acabaria por culminar no apuramento. Apesar da pressa do FC Porto em chegar, pelo menos, ao empate, o Olympiacos ainda teve um golo anulado no último lance da partida, por intermédio de Yaremchuk, porém, o ex-Benfica foi apanhado em fora de jogo.

Com este resultado, o FC Porto mantém-se com oito pontos, no 21.º lugar, enquanto o Olympiacos sobe ao 12.º posto, com 12. As contas do apuramento ficam, assim, adiadas para a última ronda, sendo que os dragões podem ainda cair para fora da zona de playoff no decorrer da penúltima jornada da segunda maior prova europeia de clubes.

[Notícia atualizada às 19h50]

Leia Também: José Tavares não 'imita' Vítor Bruno. Eis os onzes do FC Porto-Olympiacos

Onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Nico González, Rodrigo Mora, Pepê, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

Olympiacos: Kostas Tzolakis, Ortega, David Carmo, Panagiotis Retsos, Rodinei, Dani García, Mouzakitis, Masouras, Charalampos Kostoulas, Chiquinho e El Kaabi.

Antevisão

FC Porto vai defrontar, esta quinta-feira,  o Olympiacos, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 7.ª e penúltima jornada da fase de liga única da Liga Europa, na primeira partida após o despedimento de Vítor Bruno do comando técnico dos azuis e brancos.

Ambas as equipas encontram-se pela primeira vez na sua história e em situações semelhantes na competição europeia, uma vez que estão com diferença mínima na tabela, com os dragões a surgirem na 18.ª posição, com oito pontos, enquanto que os gregos estão no 15.º lugar da classificação, com nove, com nenhuma a ter o apuramento (nem a presença no playoff) garantido.

Sobre os momentos dos dois conjuntos, já não se pode dizer o mesmo. O FC Porto vem de três derrotas consecutivas, que resultaram na separação entre os dragões e Vítor Bruno. O clube agora orientado por José Tavares obteve os três resultados possíveis nas três jornadas passadas: vitória frente ao Midtjylland (2-0), empate face ao Anderlecht (1-1) e desaire diante da Lazio (2-1).

No caso do emblema de Pireu, onde militam os portugueses Costinha, Chiquinho, Sérgio Oliveira e Gelson Martins, não sabe o sabor da derrota desde outubro de 2024, somando 16 jogos sem perder e apenas três desaires em toda a temporada (a equipa lusa já soma oito). Ainda assim, os helénicos vêm de três empates na Liga Europa, com a última vitória a surgir frente aos suecos do Malmo.

O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quinta-feira, no Estádio do Dragão, com arbitragem do francês Clément Turpin, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Olympiacos: Uma nova era com a mesma ambição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Parque Automóvel

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas