O Sporting recebe, esta quarta-feira, o Borussia Dortmund, em jogo a contar para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com os leões a estarem em 'apuros', depois de terem perdido 0-3 na 'primeira parte' no Estádio de Alvalade.
O conjunto liderado por Rui Borges não irá contar com Viktor Gyokeres nem com Francisco Trincão na frente de ataque, por decisão técnica, de modo a gerir o esforço dos atletas.
A série de resultados recentes dos verde e brancos não tem sido a melhor, visto que após a derrota na primeira mão, empataram em casa frente ao Arouca (2-2).
Já o Dortmund também não recuperou da ressaca europeia, visto que foi ao terreno do Bochum, na altura o último classificado da Bundesliga, e foi derrotado por 2-0, resultado que demonstra a instabilidade vivida no clube.
O histórico neste estádio para o Sporting não é, de todo, favorável e, para 'piorar' as contas dos leões, têm uma 'montanha' para escalar para voltar a estar na discussão pela eliminatória de acesso aos oitavos de final da prova milionária.
O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 (horário de Portugal Continental), no Signal Iduna Park, com arbitragem do italiano Davide Massa, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Niko Kovac
Eliminatória resolvida?: "Sabemos que há dois jogadores lesionados, o treinador saberá quem vai jogar, será uma grande oportunidade para quem jogar e para mostrar qualidade, e temos de estar preparados para isso. Está 3-0 para nós, mas é a primeira parte, seria absurdo pensarmos que está resolvido".
Gyokeres e Trincão de fora?: "Concordo que ter os melhores jogadores de fora não é positivo, mas os que entram querem mostrar ao treinador que podem contar".
Sobre poupanças...: "Estamos focados e temos de ter intensidade, não podemos pensar que se jogarmos a 50% chega, não é possível isso na Liga dos Campeões, queremos dar o melhor e estar na próxima eliminatória".
Rui Borges
Dificuldades em dar a volta: "O grande desafio passa por ganhar consistência durante o jogo. Consistência essa que tivemos na primeira parte, mas que na segunda não fomos tão intensos [em Alvalade]. É um resultado difícil, mas jamais desistiremos do quer que seja".
Ausências de Gyokeres e Francisco Trincão: "Temos tido algumas lesões que nos têm dificultado as escolhas. A ausência deles é apenas e só gestão. Vamos ter um jogo importante no domingo para o campeonato. Não pode jogar o Morten [Hjulmand], nem o Ousmane [Diomande]. O Viktor tem vindo a ganhar ritmo. O Trincão está numa fase de fadiga e temos de ter cuidado. Independentemente do resultado em Alvalade, iriamos ter estes cuidados na mesma. Os jogadores querem sempre dar uma boa resposta".
Menos jogos em caso de eliminação?: "Não é um alívio. Isto é sinal que estamos num grande clube e que estamos em todas competições. Só nos pode orgulhar enquanto treinadores e atletas. Dificulta a gestão, mas faz parte. Há que olhar em frente e acreditar que seremos felizes. Temos de ser mais resilientes e fortes. É isso dignifica o Sporting. Essa resiliência e caráter. É isso que nos guia. Não há nenhum risco, é um jogo. Há três resultados possíveis. Há a oportunidade de desfrutarem de mais um jogo, dentro de uma ideia e estratégia. Todos fazemos o que mais gostamos. Seguirmos o nosso caminho e foco no jogo frente ao AVS".
Últimos resultados
Borussia Dortmund: D-V-D-V-V
Sporting: E-D-E-V-E
Últimos onzes
Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Niklas Sule, Nico Schlotterbeck, Emre Can, Daniel Svensson, Pascal Gross, Marcel Sabitzer, Karim Adeyemi, Julian Brandt, Jamie Gittens, Serhou Guirassy.
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Francisco Trincão, Daniel Bragança, Geovany Quenda, Viktor Gyökeres.
Ausências
Borussia Dortmund: [nada a relatar].
Sporting: Pedro Gonçalves, Morita, Nuno Santos, St. Juste, Daniel Bragança e Geny Catamo (lesionados), Viktor Gyokeres e Francisco Trincão (decisão técnica).
Leia Também: Alerta, Sporting: Gyokeres e Trincão falham jogo frente ao Dortmund