Missão cumprida num carrossel de emoções. As notas do Benfica-AS Monaco

Empate na Luz (3-3) permitiu o acesso das águias aos 'oitavos' da Liga do Campeões.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
19/02/2025 07:30 ‧ há 2 dias por Miguel Simões

Desporto

Análise

O Benfica carimbou o apuramento para os 'oitavos' da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao empatar frente ao AS Monaco (3-3, agregado de 4-3), num jogo absolutamente 'louco' no Estádio da Luz, que exigiu espírito de reação ao conjunto de Bruno Lage.

 

Apoiados na vantagem alcançada na primeira mão do playoff (0-1), os encarnados até dilataram essa superioridade na eliminatória com o golo inaugural de Kerem Akturkoglu (22'), que quebrou um longo jejum sem 'faturar', mas não evitaram a reviravolta monegasca.

Takumi Minamino assinou o tento do empate da Luz, aos 32 minutos, seguindo-se a 'cambalhota' impulsionada por Ben Seghir (51') já na segunda parte, sendo que, pelo meio, a Luz já havia reagido com assobios, ao intervalo, face ao primeiro tempo algo pobre das águias.

Foi preciso esperar pelo último quarto de hora para que o carrossel da Luz redobrasse a dose de 'loucura', com quatro golos em oito minutos a gerar emoções intensas. Vangelis Pavlidis empatou na conversão de uma grande penalidade (76'), George Ilenikhena voltou a 'forçar um cenário de prolongamento (81') e só depois apareceu Orkun Kokçu, a fazer o 3-3, aos 84 minutos, para recolocar as águias em rota de apuramento.

Meia dúzia de golos na festa do Benfica na Champions. Eis os lances

Meia dúzia de golos na festa do Benfica na Champions. Eis os lances

Águias empataram frente ao AS Monaco (3-3) e selaram o apuramento para os 'oitavos'.

Notícias ao Minuto | 22:36 - 18/02/2025

A verdade é que, com muito sofrimento à mistura, o Benfica segue agora para os 'oitavos' da Champions, onde encontrará Liverpool ou Barcelona.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Orkun Kokçu assumiu o papel de maior destaque no encontro, não só pelo golo que confirmou o apuramento do Benfica, como pela grande exibição no miolo encarnado. O médio turco foi uma das unidades mais importantes nas transições e despediu-se com o decisivo 3-3, apontado aos 84 minutos, saindo depois com queixas físicas perto do apito final.

Surpresa

Zeki Amdouni foi lançado por Bruno Lage aos 58 minutos, a par de Samuel Dahl, naquelas que até foram duas apostas ganhas por Bruno Lage. No caso do avançado suíço, a insistência no lance que culminou no golo de Kokçu acabou por ser o momento de maior destaque, tendo apenas 'pecado' no cartão amarelo que viu aos 71 minutos após uma entrada algo dura.

Desilusão

Anatoliy Trubin não teve uma noite propriamente feliz. Embora a posição de guarda-redes seja, por muitas vezes, ingrata, a verdade é que o internacional ucraniano cedeu nos três golos sofridos, com especial destaque para o último, num remate praticamente à figura. Ainda assim, há que realçar uma importante defesa, nos primeiros minutos, que impediu que fosse o AS Monaco a abrir o ativo na Luz.

Treinadores

Bruno Lage operou várias mexidas, da defesa ao ataque, surpreendendo com o lançamento de Fredrik Aursnes para o onze, em função das dúvidas criadas em torno da sua recuperação. No que toca ao jogo, a exibição esteve (muito) longe de ser brilhante, mas o espírito de reação às adversidades, misturado com as alterações a partir do banco, foram a palavra de ordem do apuramento milionário.

Adi Hutter 'fintou' as duas derrotas caseiras sofridas frente ao Benfica, mas o empate na Luz não foi suficiente para alcançar o objetivo, naquela que foi uma demonstração de que a equipa da Ligue 1 nunca deu a eliminatória como perdida. O AS Monaco colocou-se em posição de 'forçar' o prolongamento por duas ocasiões, mas 'esbarrou' na resposta assertiva do seu adversário.

Árbitro

Glenn Nyberg deparou-se com um jogo com várias incidências, mas acabou por decidir praticamente sempre bem, sobretudo com o auxílio do videoárbitro. O juiz sueco foi chamado a rever dois lances de grande penalidade (um em que resolveu assinalar o castigo máximo a favor das águias e o outro em que reverteu a decisão inicial de assinalar penálti) e acertou na hora de decidir. 

Leia Também: Benfica sobrevive em jogo 'louco' e está nos 'oitavos' da Champions

Leia Também: Meia dúzia de golos na festa do Benfica na Champions. Eis os lances

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Samu Aghehowa redime-se após 'arraso' ao FC Porto: "Falei a quente..."

Liga Europa

Samu Aghehowa redime-se após 'arraso' ao FC Porto: "Falei a quente..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2252
2Benfica2250
3FC Porto2246
4Sp. Braga2244
5Santa Clara2238
6Casa Pia2233
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2223
14Gil Vicente2222
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Quilómetros

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas