De volta ao palco mais desejado da competição, depois de 'selado' a qualificação em julho de 2024, com um 'nulo' frente à Bósnia-Herzegovina (0-0), no Grupo B3 de qualificação para o Europeu, no qual terminou com 16 pontos, no primeiro lugar, as lusas vão ter pela frente seis desafios de alto nível no grupo A3, com o objetivo a passar pela manutenção, face ao poderio e claro favoritismo de duas das três oponentes.
Neste regresso à elite da prova, destaca-se a presença da defesa do Torreense Bárbara Lopes, chamada pela primeira vez ao seio da seleção principal lusa, que conta com 26 jogadoras, com o Benfica a ser o clube mais representado (seis).
A estreia vai acontecer na sexta-feira em Portimão, pelas 19:45, diante das inglesas, umas das melhores seleções do mundo, atualmente na quarta posição do ranking FIFA, só atrás da Alemanha (terceira), Espanha (segunda) e líder Estados Unidos, com Portugal a ocupar 22.ª posição.
As inglesas, comandadas pela neerlandesa Sarina Wiegman, contam com a experiente Lucy Bronze (Chelsea), melhor jogadora do Mundo em 2020.
Cinco dias depois, segue-se a Bélgica (19.ª colocada), em Heverlee, onde as 'navegadoras' estão quase obrigadas a somar pontos, rumo à permanência na Liga A, já que a seleção daquele país é a que surge como mais acessível.
Contudo, as belgas têm desde janeiro Elísabet Gunnarsdottir no comando técnico, depois da saída de Ives Serneels, que esteve mais de uma década em funções, pelo que é uma incerteza a forma como se vão apresentar.
No final da primeira volta, em 04 de abril, em Paços de Ferreira, acontece aquele que se prevê o desafio mais complicado de todos, contra a poderosa campeã do Mundo Espanha, à procura de defender o troféu da Liga das Nações conquistado em fevereiro de 2024.
As espanholas têm na equipa a melhor jogadora do Mundo em 2023 e 2024, a médio Aitana Bonmatí, colega de Kika Nazareth no FC Barcelona, e são orientadas por Montse Tomé.
Na quarta ronda, as lusas deslocam-se a Vigo, em 08 de abril, para defrontar, novamente, a Espanha, com as duas últimas jornadas a disputarem-se em 30 de maio e 03 de junho, contra Inglaterra, em Wembley, e Bélgica, no Funchal, respetivamente.
A Liga A é composta por quatro grupos de quatro equipas cada, que se defrontam em duas mãos, com os vencedores de cada 'poule' a avançarem para a fase final.
Os dois primeiros classificados asseguram a permanência na Liga, com efeitos na fase de qualificação europeia para o Mundial de 2027, no Brasil.
Os terceiros colocados defrontam os segundos da Liga B, ficando na Liga A quem sair vencedor, enquanto o último posicionado é despromovido à Liga B.
O sorteio da fase final vai acontecer, em Nyon, em 06 de junho de 2025.
Leia Também: Rute Costa deseja que Portugal faça "algo diferente" diante da Inglaterra