Após a pausa que deu lugar aos compromissos de seleções, a I Liga está de regresso, esta sexta-feira, com o acerto de calendário a acontecer em Barcelos, entre Gil Vicente e Benfica, precisamente às portas de uma nova ronda da prova.
O emblema de Barcelos atravessa um dos piores momentos da época, sendo que nem a chegada de César Peixoto permitiu o tão desejado regresso aos triunfos, algo que foge desde o passado dia 19 de janeiro, quando o FC Porto caiu no Minho (3-1).
Já o clube da Luz leva seis vitórias consecutivas no campeonato, com uma eliminação da Liga dos Campeões pelo meio, procurando colar-se novamente ao Sporting na liderança.
O histórico não engana. As águias têm tido vida facilitada na terra do galo, que se encontra agora em apuros, de tal forma que já não sabe o que é sair de Barcelos com uma derrota desde... 2001. Também César Peixoto tem tido dificuldades para derrubar a antiga equipa, embora, esta época, já tenha travado o Benfica (no último jogo de Roger Schmidt antes da entrada de Bruno Lage), ao serviço do Moreirense (1-1).
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Miguel Nogueira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
César Peixoto:
Projeção do duelo frente ao Benfica: "Será um duelo contra uma boa equipa que está numa boa fase e que tem outros argumentos. Mas nós, em casa, temos que olhar de frente para o adversário e atacar o desafio com a perspetiva de arrancarmos pontos, independentemente de ser o Benfica".
Urgência de pontos: "Não é o melhor adversário nesta fase, mas é o que é. Nós temos que jogar contra todos. Agora é o Benfica, e temos que encarar todos os jogos como fossem finais. Esta é mais uma final que teremos até o fim do campeonato, sabendo que vamos ter muita dificuldade, mas também sabendo que temos capacidade e qualidade para fazer um bom jogo".
Empate frente ao Benfica pelo Moreirense: "Estou noutra equipa, noutro contexto, noutra estrutura. Por isso, há sempre coisas diferentes, mas também há características no Benfica que nós identificamos e conhecemos. Já jogámos duas vezes com eles. Uma vez empatámos e outra vez fizemos um grande jogo lá na Luz. Mas isso não nos garante nada. Cada jogo tem a sua história".
Bruno Lage:
Análise ao Gil Vicente: "Nós tivemos a oportunidade de analisar os dois jogos que a equipa fez sob o comando do César Peixoto. Verificámos algumas ideias que eram colocadas por ele no Moreirense, com algumas dinâmicas diferentes. Não sabemos se em função dos jogadores que tem ou se para colocar em prática as suas ideias. É uma equipa muito interessante, com jogadores muito bons no terço ofensivo. Exemplo disso foi o golo que nos marcaram no Estádio da Luz. As equipas estão mais aguerridas na luta por pontos, mas temos de estar na concentração máxima. São finais que temos de disputar e este jogo não foge disso. Temos de conquistar os três pontos".
Regressos de Di María, Otamendi e Tomás Araújo: "Os três estão convocados. Amanhã tomaremos uma decisão sobre as mazelas que estão para trás. Luta a dois? Repito o que já disse. É uma corrida a quatro, apesar de Carlos Carvalhal não colocar o Sporting de Braga. É uma equipa interessante, que se reinventou e apresenta futebol de qualidade. Temos de fazer a nossa parte. Temos falado muito sobre sermos uma família. Há que correr uns pelos outros. Queremos conquistar títulos".
Margem de erro reduzida: "No campeonato de 2018/19 não havia margem para errar. Fomos ao Dragão, em março, muito cedo, a seguir empatámos com o Belenenses. Olhamos para estas últimas jornadas e temos confrontos com os adversários diretos. Não vale a pena olhar muito para a frente. Vamos entrar em ciclo de jogos consecutivos, pelo jogo em atraso e pelas 'meias' da Taça. Temos de nos concentrar muito no presente para, depois, dentro de um mês e meio olharmos para tudo com o sentimento das melhores decisões e de dever cumprido".
Últimos resultados
Gil Vicente: D-E-D-D-D
Benfica: V-D-V-D-V
Últimos onzes
Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Josué Sá, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Mohamed Bamba, Kanya Fujimoto, João Teixeira, Santi García, Carlos Eduardo e Félix Correia.
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Orkun Kökçü, Florentino Luís, Zeki Amdouni, Fredrik Aursnes, Bruma e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Gil Vicente: Yaya Sithole e Marvin Elimbi (lesionados).
Benfica: Tomás Araújo, Alexander Bah, Tiago Gouveia e Manu Silva (lesionados).
Leia Também: Benfica com 'Galo'? Longe vão os dias... e César Peixoto 'acompanha'