O FC Porto tornou-se, este domingo, no segundo 'grande' a reagir à polémica recente entre Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e Fernando Gomes, antigo líder do organismo e atualmente presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).
"O Desporto português, e o futebol em particular, atravessam uma fase crucial para o seu desenvolvimento. Acresce que Portugal está neste momento envolvido em projetos estruturantes, como a organização do Campeonato do Mundo de 2030 e a candidatura ao Campeonato da Europa de Futebol Feminino de 2029, cujo êxito é crucial para o país", pode ler-se na nota oficial emitida pelo clube na sua página oficial.
Em causa, estão não só as já referidas buscas por parte da Polícia Judiciária na sede da Cidade do Futebol, em Oeiras, mas também a troca de palavras entre os dois dirigentes, que já motivou uma reunião de emergência da Federação.
Leia o comunicado na íntegra do FC Porto:
"O FC Porto vem manifestar a sua séria preocupação com os elementos hoje tornados públicos no contexto da candidatura ao Comité Executivo da UEFA do atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença. O Desporto português, e o futebol em particular, atravessam uma fase crucial para o seu desenvolvimento. Acresce que Portugal está neste momento envolvido em projetos estruturantes, como a organização do Campeonato do Mundo de 2030 e a candidatura ao Campeonato da Europa de Futebol Feminino de 2029, cujo êxito é crucial para o país. Nessa medida, é absolutamente fundamental que Portugal se mantenha representado nas mais altas instâncias reguladoras do futebol internacional (incluindo na UEFA), por forma a assegurar a proteção dos interesses do futebol português a nível europeu e mundial. É por isso imperioso que se esclareçam os factos relativos a este grave incidente para que episódios semelhantes não se repitam no futuro e para que se restabeleça, de forma prioritária, a cordialidade e a normalidade no relacionamento institucional entre as entidades que regem o desporto em Portugal."
Leia Também: AVB já aquece Clássico com o Benfica: "É o jogo da época? Claro que sim"