O Sporting conquistou, este domingo, a Taça de Portugal de futsal, ao vencer, por 4-3, o Benfica, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Foi o 10.º troféu dos leões, que 'vingam' assim a derrota da época passada, para o Sp. Braga.
Os encarnados começaram por assumir as despesas do encontro, obrigando desde cedo o guarda-redes Henrique Rafagnin a ser protagonista. O domínio das águias materializou-se aos 14', com o golo do fixo André Coelho, na sequência de um livre frontal.
Numa jogada estratégica, o técnico Nuno Dias optou pela mudança de guarda-redes na baliza, com Bernardo Paçó ir a jogo. A aposta foi acertada, pois este foi fundamental para a reviravolta leonina nos instantes finais da primeira parte. Primeiro, assistiu para a finalização, de calcanhar, de Zicky Té (19') e, depois, iniciou a jogada do segundo golo, levantando a bola para Taynan, que deu para Sokolov, que, já em esforço, devolveu a bola para a entrada da área, onde apareceu Tomás Paço (19') a rematar na cara de Léo Gugiel.
Na etapa complementar, o excesso de agressividade dos jogadores encarnados traduziu-se na quinta falta a 13 minutos do fim. A meio do segundo tempo, o Sporting dilatou a vantagem, novamente por Tomás Paçó, que surgiu solto de marcação, na sequência de um canto.
A vantagem de dois golos dos leões demorou escassos segundos, pois Arthur reduziu a diferença, num lance semelhante ao golo inaugural do Sporting. O guardião Léo Gugiel subiu na quadra e rematou, contando com o desvio do ala brasileiro, de calcanhar, à boca da baliza.
A toada de parada e resposta manteve-se. Aos 32', Alex Merlim ultrapassou o marcador direto e rematou, com o pé esquerdo, forte e cruzado sem hipóteses para o guarda-redes adversário.
A seis minutos do fim, foi a vez da turma de Alvalade ficar tapado por faltas. Num final de jogo frenético, as águias apostaram no 5x4, com Diego Nunes a fazer o 4-3 a 18 segundos do fim, insuficiente para impedir a festa em tons de verde e branco.
40'-Termina a partida!
39'-GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Marca Diego Nunes a 18 segundos do fim
37'-Benfica aposta no 5x4
32'-GOLOOOOOOOOOOOOOO! Marca Alex Merlim, através de jogada individual
30'- GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Marca Arthur, que reduz a diferença a um golo, num lance semelhante ao golo inaugural do Sporting. O guardião Léo Gugiel subiu na quadra e rematou, contando com o desvio do ala brasileiro, de calcanhar, à boca da baliza
30'-GOLOOOOOOOOOOOOOOOOO! Bisa Tomás Paçó, novamente, numa jogada aérea, na sequência de canto.
29'- Arthur desperdiça o empate
27'-Benfica atinge a quinta falta!
22'-Benfica à procura do empate
20'- Começa a segunda parte!
[Intervalo]
19'-GOLOOOOOOOOOOOO! Tomás Paçó opera a reviravolta, numa jogada a lembrar o futebol de praia. Com a bola sempre pelo ar, coube ao fixo luso finalizar para o fundo das redes
19'- GOLOOOOOOOOOOO! Zicky Té marca de calcanhar, após remate do guardião Bernardo Paçó
15' - GOLOOOOOOOOOOO! AÍ ESTÁ O PRIMEIRO DO DÉRBI. André Coelho inaugura o marcador num remate certeiro num livre direto
12' - Sporting aproxima-se da baliza encarnada. Do outro lado, Henrique vai evitando o golo das águias.
8' - Sinal mais para o Benfica. Encarnados com mais iniciativa de jogo nos primeiros momentos.
1' - Rola a bola no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos! Já se joga a final da Taça de Portugal! Sporting dá o pontapé de saída
0' - Jogadores na quadra. Está tudo a postos para a final da Taça de Portugal
Cincos iniciais
Sporting: Henrique, Tomás Paçó, João Matos, Pauleta e Sokolov.
Benfica: Léo Gugiel, Lúcio Rocha, André Coelho, Arthur e Jacaré.
Árbitros: Cristiano Santos e Maurício Couto
Terceiro Árbitro: Rúben Santos
Quarto árbitro: João Sinval
Cronometrista: Cristina Vicente
Antevisão
Sporting e Benfica vão medir forças, este domingo, na final da Taça de Portugal de futsal, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, após ambos os rivais terem garantido uma vaga no jogo mais decisivo na sexta-feira. As águias eliminaram o Leões Porto Salvo, ao passo que os leões deixaram para trás o Ladoeiro.
Siga, em direto, todas as incidências deste dérbi a partir das 20h00 no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting 'finta' susto e evita (ou adia) festa do título do Benfica
Leia Também: "Ruben Amorim era o palhaço do balneário. Nunca pensei que fosse técnico"