Ana Seiça pede "tranquilidade e muito foco" para encarar Espanha

A defesa central Ana Seiça pediu hoje "tranquilidade e muito foco" à seleção portuguesa feminina de futebol no duelo frente à campeã mundial Espanha, na terça-feira, às 18:00, para o grupo A3 da Liga das Nações.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/04/2025 13:22 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Liga das Nações feminina

Depois da derrota no primeiro de dois confrontos ibéricos, por 4-2, na sexta-feira, em Paços de Ferreira, a seleção procurou tirar ilações para o novo duelo, que se disputa em Vigo, no último treino antes da partida do conjunto luso para a Galiza.

 

No Estádio de São Miguel, em Gondomar, Ana Seiça prestou declarações à comunicação social, reiterando a importância de conseguir manter a crença e o discernimento, mesmo que, do lado contrário, esteja a atual detentora da Liga das Nações.

"Temos de estar tranquilas. Queremos estar nestes patamares, jogar contra estas equipas. É assim que conseguimos crescer, estando nestes palcos. A mensagem que nos é passada é de tranquilidade e de muito foco nestes pormenores que fazem a diferença nos jogos grandes. Mas, acima de tudo, para que continuemos a trabalhar, a acreditar em nós próprias", sublinhou.

A jogadora do Tigres, do México, também se mostrou de acordo com a ideia já apresentada pelo selecionador Francisco Neto, na conferência de imprensa de análise à partida, acerca de dois capítulos a melhorar: a posse de bola e a defesa de bolas paradas.

"Sentimos que estivemos bem, mas que perdemos o jogo em certos detalhes, na bola parada, que sempre foi o nosso calcanhar de Aquiles. É melhorar esses aspetos, procurar ter mais bola e a valentia que tanto nos caracteriza, conseguir chegar à frente mais vezes e aproveitar as oportunidades para concretizar", explicou.

Mesmo estando a equipa arredada de algumas das suas principais referências individuais - Kika Nazareth, Jéssica Silva e Lúcia Alves -, a defesa central, de 24 anos, prefere realçar a formação portuguesa como um todo, apesar de reconhecer o prejuízo pelas ausências.

"Portugal, mais do que pelas individualidades, é uma equipa que se destaca pelo seu coletivo. Somos muito empáticas, queremos sempre correr umas pelas outras. Mesmo quando o posicionamento não é o melhor, fazemos esses esforços. Mas claro que as individualidades, por vezes, fazem falta. Somos um grupo muito coeso independentemente de não estarem cá, elas passam-nos sempre uma mensagem de força para o jogo", sustentou.

Ana Seiça refletiu ainda sobre o crescimento da seleção ao longo dos últimos anos, expresso na capacidade que demonstrou ao marcar dois golos à Espanha ou empatar frente à campeã europeia Inglaterra (1-1).

"Lembro-me de, há uns anos, nem sequer pensarmos num empate ou em estar taco a taco com elas. Seria sempre um jogo bastante defensivo em que esperaríamos pelo melhor. Neste momento, estamos cada vez mais próximas do nível delas. Em termos de futebol jogado e de competitividade, estamos cada vez melhores, damos cada vez respostas mais fortes dentro de campo", concluiu.

Portugal ocupa, com quatro pontos, a terceira posição do grupo A3 da Liga das Nações, atrás da Inglaterra, com sete, e da Espanha, com seis, superiorizando-se à Bélgica, que ainda não pontuou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Que luxo! Filha de Neymar e Bruna Biancardi tem brinquedo de 14 mil euros

Neymar

Que luxo! Filha de Neymar e Bruna Biancardi tem brinquedo de 14 mil euros

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2868
2Sporting2765
3FC Porto2856
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2846
6Vitória SC2845
7Famalicão2840
8Casa Pia2739
9Estoril2839
10Moreirense2835
11Rio Ave2729
12Arouca2829
13C.D. Nacional2829
14Gil Vicente2826
15Estrela2826
16AVS2823
17Farense2717
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros mais vendidos por cá estão separados por uma 'unha negra'

Mercado

Os dois carros mais vendidos por cá estão separados por uma 'unha negra'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas