A mediática conferência de imprensa do árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea, esta sexta-feira, ficou marcada pelo momento em que o juiz espanhol escolhido para apitar a final da Taça do Rei desabou em lágrimas, por força da pressão sentida, intensificada pelas críticas, com contornos familiares, levando mesmo o Real Madrid, através do seu canal de televisão, a reagir.
"É curioso que isso seja dito quando não há árbitro espanhol no Mundial de Clubes. E isso não é uma opinião, mas um fato objetivo. E isso também aconteceu nas fases finais de Campeonatos do Mundo e Europeus. Deve haver um motivo. Devem considerar que o nível da arbitragem espanhola é abaixo de zero", começou por ser dito no canal dos merengues, em declarações citadas no AS.
"Como é possível que De Burgos Bengoetxea, que é internacional desde 2017, não tenha apitado nada importante? O futebol será mais saudável sem eles, referindo-se aos árbitros atuais, e Medina Cantalejo. E será mais justo quando a produção das imagens não tiver nenhuma ligação emocional com o FC Barcelona. O que a Real Madrid TV faz é protegido pela liberdade de expressão. A CTA não está lá para ditar quais vídeos um veículo de comunicação produz", acrescentou o Real Madrid.
Ainda de acordo com o AS, o clube do Santiago Bernabéu pondera pedir à Real Federação Espanhol de Futebol [RFEF] para substituir o árbitro e o VAR designados para o duelo frente ao Barcelona, agendado para este sábado,
Leia Também: Árbitro desaba em lágrimas: "Dizem ao teu filho que o pai é um ladrão"