O Sporting carimbou uma épica remontada frente ao Gil Vicente (2-1), este domingo, mantendo-se de olho no bicampeonato, na partilha da liderança da I Liga com o Benfica. O dérbi da próxima jornada pode ser de festa para qualquer um dos rivais de Lisboa.
Face à falta de inspiração leonina na primeira parte, coube a Félix Correia aplicar a 'lei do ex', com uma grande penalidade convertida, aos 26 minutos, algo que deixou os sportinguistas a 'desesperar' durante grande parte do encontro.
Foi preciso esperar pelo minuto 81 para que o Estádio de Alvalade 'explodisse' de alegria, com um golo de Maxi Araújo a restabelecer a igualdade. A reviravolta, essa, chegou por via de um golaço de Eduardo Quaresma, aos 90+3', a deixar tudo igual na liderança do campeonato.
'Lei do ex' deixou leão em apuros...
Sem o castigado Ousmane Diomande e com (o gerido) Morten Hjulmand no banco, Rui Borges lançou Jeremiah St. Juste e Hidemasa Morita para o onze, enquanto César Peixoto, entre algumas mexidas, teve ainda de substituir Fujimoto por Santi, devido a lesão no período de aquecimento.
Francisco Trincão (homenageado pelos 150 jogos de leão ao peito) até foi o primeiro a criar perigo, em dose dupla, mas o Sporting esteve longe de ser dominador e houve mesmos surpresa na área contrária. Sensivelmente a meio do primeiro tempo, St. Juste derrubou Jonathan Mutombo e, após alerta do VAR para ver as imagens, Tiago Martins apontou para a marca de grande penalidade, com Félix Correia a aplicar a 'lei do ex' aos 26 minutos.
A reação dos campeões nacionais foi tão tímida, que só se registou uma investida de Geny Catamo até ao intervalo, altura em que o Sporting ainda não tinha qualquer remate enquadrado com a baliza de Andrew Ventura.
... e tudo mudou na reta final
Sem mexidas ao intervalo, o Sporting correu atrás do prejuízo e até esteve perto de empatar num remate distante de Pedro Gonçalves, mas não foi preciso esperar muito para que Rui Borges arriscasse ao lançar Hjulmand, Conrad Harder e Geovany Quenda - levando César Peixoto a responder com uma tripla alteração.
Sob pressão, o clube de Alvalade foi vendo o tempo a passar, enquanto os adeptos na bancada 'desesperavam' por um momento de inspiração que pudesse 'catapultar' a equipa leonina para a glória, algo que só aconteceu aos 81 minutos, quando Maxi Araújo aproveitou um ressalto para fazer o 1-1, com o público de Alvalade a 'explodir' de alegria.
A remontada, essa, chegou aos 90+3', quando Eduardo Quaresma rubricou um golaço de fora da área, com a emoção a tomar conta de todos os presentes no estádio, desde o relvado às bancadas. Houve espaço para a euforia, para as lágrimas... e só depois para o carimbo dos três pontos.
Com este resultado, o Sporting passa a somar os mesmos 78 pontos que o rival Benfica, pelo que o dérbi poderá ser de festa para qualquer um dos clubes da Segunda Circular. Se os leões vencem, são campeões. Se empatam, adiam tudo para a última jornada. Se perdem por um golo, o Benfica entra para a última ronda na frente. Se perdem por dois, são as águias a festejar e a evitar o bicampeonato.
[Notícia atualizada às 22h35]
Leia Também: Francisco Trincão alcançou marca redonda e foi homenageado pelo Sporting