O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) anunciou, esta segunda-feira, que o ciclista português Iúri Leitão foi distinguido com um prémio europeu de fair-play, por conta de um gesto nos Jogos Olímpicos Paris'2024.
O corredor da equipa espanhola Caja Rural foi galardoado com a categoria 'Spirit of Fair Play' nos Prémios Europeus de Fair Play. Na origem desta distinção está o facto de Leitão ter esperado por um adversário na final de omnium dos Jogos Olímpicos que se realizaram no ano passado.
A candidatura de Iúri Leitão aos Prémios Europeus de Fair Play, atribuídos pela organização não governamental European Fair Play Movement, foi submetida pelo IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), contando com o apoio da Confederação do Desporto de Portugal e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Na altura, a 8 de agosto de 2024, no Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, Iúri Leitão lutava com Benjamin Thomas pela vitória, quando o francês caiu a 25 voltas do final. Em vez de continuar a prova, o português parou e quis ter a certeza de que o francês estava bem e que poderiam "voltar a discutir o ouro de forma justa".
Iúri Leitão viria a arrecadar a medalha de prata nessa prova, dois dias antes de, ao lado de Rui Oliveira, conquistar a medalha de ouro na prova de madison.
Leia Também: Iúri Leitão foi quinto na segunda etapa da Volta ao País Basco