As decisões do campeonato português estão prestes a acontecer na última jornada, que se realizará este sábado, pelas 18h00, com um dos duelos de cartaz ocorrerá no Estádio Municipal de Braga, com Sporting de Braga e Benfica a terem de vencer e esperar por resultados de outras partidas para saber se festejam ou não.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Quim lançou o duelo entre guerreiros do Minho e águias, com ambas as equipas a estarem em posições semelhantes, em que não dependem de si para subir na tabela classificativa.
O antigo guarda-redes luso representou os dois emblemas da Liga portuguesa e revela que as situações são "difíceis", mas admite que "tudo é possível no futebol", revelando que embora sejam poucas, há possibilidades do clube da Luz ser campeão, num encontro que prevê ser "mais aberto do que o habitual".
Benfica quer festejar...
Ainda que não dependa de si, o conjunto de Bruno Lage sabe melhor que ninguém que basta um empate do Sporting para conseguir festejar na Pedreira, em caso de vitória frente aos bracarenses. Isto resulta numa motivação para os jogadores, que estão habituados a ter de jogar para vencer qualquer partida.
"Acima de tudo, o Benfica terá de abordar o jogo da mesma forma, com a obrigatoriedade de vencer. Uma equipa como o Benfica tem de jogar para ganhar todos os jogos, mesmo se já fosse campeão. É um clube onde a sua massa associativa assim o exige. Logicamente que é uma situação difícil, porque não depende só de si mesmo, mas tem de encarar o jogo como um jogo a valer três pontos e esperar que o Sporting não vença", referiu o bicampeão nacional pelo Benfica.
Empate no dérbi entre Benfica e Sporting 'atirou' as decisões do título para a última jornada© Getty Images
"É lógico que é difícil, mas tudo é possível no futebol. Essa é a realidade. Certamente que os benfiquistas acreditam que pode acontecer, mas é difícil. Da mesma forma que o Braga acredita também, sendo que é ainda mais difícil, porque tem de vencer por um resultado ainda mais avolumado. Tudo pode acontecer", completou o internacional português.
Quando questionado sobre a forma de agir dos treinadores em caso de desvantagem do adversário direto na classificação, Quim foi pragmático: "Acredito que irão passar para dentro do campo aquilo que for sendo necessário consoante os resultados dos outros jogos. Até ao intervalo ou ao início da segunda parte, as coisas vão ser normais, mas na parte final do jogo irão tentar passar informações para dentro do relvado. Caso o Sporting esteja empatado e o Benfica também, acredito que Bruno Lage poderá passar lá para dentro algo diferente", rematou.
Vão ser duas equipas a querer vencer o jogo e acredito que possa ser um jogo mais aberto do que o habitual, com as equipas a quererem dar uma alegria aos seus adeptos
... mas em Braga não se 'brinca'
O Sporting de Braga também depende de terceiros, e tem tarefa duplamente dificultada, uma vez que entra com uma desvantangem de três pontos e ainda uma diferença em seis golos inferior ao FC Porto. Ainda assim, mesmo que não seja suficiente, a equipa de Carlos Carvalhal quer dar uma alegria aos seus adeptos e vencer os encarnados, algo que fizeram em duas das últimas três partidas no Municipal de Braga.
"O Braga também vai querer vencer o jogo, ainda que também esteja numa situação muito complicada para chegar ao terceiro lugar, mas acho que, acima de tudo, vão ser duas equipas a querer vencer o jogo e acredito que possa ser um jogo mais aberto do que o habitual, com as equipas a quererem dar uma alegria aos seus adeptos", concluiu o antigo guardião luso.
Leia Também: Sporting com mão no título da I Liga e Benfica à espera de um deslize